Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)
Quais são os principais GEE?
Os GEE têm a capacidade de intensificar e aumentar as temperaturas na superfície do nosso planeta, o chamado aquecimento global, destacando-se o CO2, CH4, N2O, HFC, PFC, SF6 e NF3.
Como quantificar os GEE?
O Inventário de Gases de Efeito Estufa é uma importante ferramenta de gestão, pois permite mapear e quantificar as fontes de GEEs de uma organização, além de contribuir no combate às mudanças climáticas.
Realizado segundo a metodologia do GHG Protocol, diretrizes da ISO 14064 e IPCC Guidelines, o cálculo do inventário corresponde ao somatório das emissões totais de cada gás de efeito estufa, em toneladas de dióxido de carbono equivalente (que inclui outros GEE, alguns deles mais nocivos que o CO₂).
Por que quantificar os GEE?
Ao conhecer os impactos da organização, é possível estabelecer planos, projetos e metas para a redução das emissões de GEE. Ou seja, conhecer e quantificar as emissões de GEE é uma importante prática ambiental e poderá ser, em breve, uma exigência legal.
Qual o serviço que o IPR oferece?
As empresas que contratarem o serviço oferecido pelo IPR receberão um diagnóstico completo das suas emissões de GEE. É realizado um processo de auditoria, que pode ser documental e/ou presencial, com base em normas e regulamentos nacionais e internacionais e, ao final, entrega ao contratante um relatório completo com as emissões diretas e indiretas da sua organização, além de um selo que atesta as emissões de GEE da empresa no período do inventário.