O QIC é uma ferramenta facilitadora destinada a estimular a reflexão e discussão entre as equipes de professores sobre a internacionalização do currículo em seu curso/atividade de ensino. O QIC não se destina a ser usado simplesmente para coletar dados ou medir o desempenho. O objetivo é estimular a discussão e a compreensão, que são essenciais para a fase ‘Imaginar’ do processo de IoC.
Três versões do QIC foram desenvolvidas após o feedback de diferentes disciplinas que participaram dos projetos de Bolsas de Estudo e Extensão IoC em Ação.
Facilitadores e líderes de equipe são aconselhados a avaliar qual versão do QIC tem maior probabilidade de repercutir em sua equipe antes de usá-lo para fins de reflexão e revisão.
Cada versão pode ser transcrita em formatos de pesquisa online, como Survey Monkey e Qualtrics.
Para o propósito da discussão facilitada, é importante que todos os membros da equipe envolvidos na discussão completem o QIC antes da reunião da equipe. Em reuniões de equipe, as respostas individuais e coletivas serão discutidas.
Essa geralmente seria o grupo que leciona no ‘núcleo’ do CURSO, ou os COORDENADORES DAS ATIVIDADES DE ENSINO que constituem a ESPECIALIZAÇÃO ACADÊMICA. Os professores do CURSO com interesse em internacionalização também podem ser convidados a participar da avaliação. Você também pode querer envolver um acadêmico ou professor de desenvolvimento profissional com alguma experiência em internacionalização do currículo em sua equipe neste momento – bem como, ou alternativamente, na Etapa 3 e na Etapa 4
Os membros individuais da equipe devem preencher o questionário, por conta própria, da melhor maneira que puderem. Os membros da equipe devem ser avisados de que é possível que as respostas às perguntas individuais variem consideravelmente na equipe.
A equipe deve se reunir logo após o preenchimento do questionário.