Uma dimensão chave nas abordagens de pesquisa-ação e formulação é a ênfase dada à avaliação. No estágio de Avaliar, evidências são coletadas para determinar a eficácia das mudanças, da inovação e/ou do produto. Isso envolve planejamento e pesquisa. Idealmente, conforme os planos são discutidos e os protótipos desenvolvidos, considera-se o desenvolvimento de uma estratégia de avaliação e como o feedback será usado para aprimorar ainda mais as experiências dos alunos e os resultados de aprendizagem. O objetivo da fase Avaliar é explorar evidências, considerar lacunas e a retroalimentação dos resultados para a próxima iteração do estágio Revisar e Refletir. Neste estágio, a pergunta central é:
Da mesma forma, na abordagem de formulação, o objetivo do Teste é obter e usar feedback dos usuários, desenvolver uma melhor compreensão dos usuários (Empatia) e gerar percepções que podem mudar a maneira como o problema foi inicialmente identificado. A questão central do Teste é:
Definir o sucesso e chegar a um consenso com relação aos indicadores de sucesso é uma dimensão importante desta fase. Pode-se considerar o impacto das mudanças feitas no currículo ao longo do tempo e os resultados delas para os estudantes, docentes, para a universidade e a comunidade em geral, ao longo do tempo. Individualmente e/ou em equipe, as questões a serem consideradas podem incluir:
Atividades associadas a este estágio podem também incluir: