No estágio de Revisar e Planejar, decisões sobre mudanças devem ser feitas ou colocadas em vigor imediatamente, a médio e a longo prazos. Nesse estágio, são considerados os possíveis bloqueadores e facilitadores, visto que estão relacionados à implementação ou execução da mudança e/ou mudanças desejadas, e ao desenvolvimento de estratégias para abordá-las. O objetivo neste estágio é definir objetivos, marcos e/ou metas, desenvolvendo uma ação/ estratégia de implementação, assim como planos e estratégias de avaliação, e planejando como comunicar o que está sendo feito aos estudantes da disciplina e da universidade. A questão central no estágio de Revisar e Planejar é:
Essa questão abrange todas as dimensões do currículo, sua formulação e aplicação, incluindo o curso, métodos de ensino e aprendizagem (formal e informal).
Uma observação sobre facilitadores e bloqueadores:
A internacionalização do currículo passa, necessariamente, por mudanças. Existem numerosos facilitadores e bloqueadores das mudanças, seja nos níveis individual, de equipe ou institucional. Como identificado por Leask (2015), eles podem incluir:
Aplicar práticas de “design thining” no estágio de Revisar e Planejar é o estágio de Prototipação [link externo – https://www.interaction-design.org/literature/article/design-thinking-get-started-with-prototyping ]. “Criar protótipos é trazer ideias conceituais ou teóricas à vida, e explorar seu impacto no mundo real antes de finalmente executá-las” (Dam & Siang, sd.). Os protótipos podem assumir muitas formas, mas devem ser tangíveis, o que pode incluir resultados de aprendizagem pretendidos revisados, descrição simples da estrutura de uma atividade de ensino, mapas de atividades de aprendizagem e descrições de abordagens de ensino. Esses são compartilhados e “testados” e, em seguida, refinados e/ou alterados para fazer o produto final. Este processo pode revelar suposições ou preconceitos ocultos (Dam & Siang, sd.) sobre a natureza do currículo, da aprendizagem e do ensino. O objetivo do desenvolvimento de protótipos é explorar o que funciona com os usuários para descobrir o que pode ser melhorado. As questões centrais na prototipagem são:
Atividades associadas a este estágio podem também incluir:
Algumas perguntas chave do planeamento do curso foram desenvolvidas para ajudar equipes a estabelecerem objetivos para o curso de internacionalização do curriculum. Um breve questionário sobre bloqueadores e facilitadores [link ativo do documento externo] do envolvimento individual da equipe na internalização do currículo é uma ajuda útil para planejar quem fará o quê.
Para obter mais informações sobre a formulação na educação e estratégias iniciais úteis para cada estágio, baixe o manual Design Thinking for Educators da IDEO [Link –https://www.ideo.com/post/design-thinking-for-educators]