O objetivo desta etapa é provocar discussões sobre paradigmas existentes e imaginar novas possibilidades. Ou seja, criar um espaço para gerar respostas à internacionalização do currículo que não sejam constritas pela hegemonia dos paradigmas dominantes nas disciplinas, universidades e sociedades. Como Ronald Barnett (2013) observa, a questão é “o atual conjunto de ideias dominantes [paradigmas] (principalmente quanto ao poder econômico das universidades) é restritivo e diz respeito à estrutura política e práticas vigentes, e o predomínio desses paradigmas no debate público é uma restrição de pensamento quanto às possibilidades imaginativas para as universidades ”(p. 37).
O uso da imaginação neste estágio oferece uma oportunidade para os professores se libertarem, libertar disciplinas e a universidade dos conceitos ideias limitadas proporcionadas pelos paradigmas dominantes atuais (Barnett, 2013). Nesse estágio, a imaginação e a imagem podem nos ajudar a considerar o que Crawley (2016) cunhou como “outras possibilidades”. Isso abre o potencial para “mover-se em direção a, ou convidar maneiras alternativas de, ser e saber reconhecer a pluralidade, a multimodalidade, a não linearidade e a interdisciplinaridade” (Green, 2020).
O objetivo do estágio Imaginar é desafiar o que é presumido como certo, e ampliar e aprofundar o engajamento com a diferença. A questão central no estágio Imaginar é:
Uma maneira de abordar o estágio Imaginar é aplicar uma abordagem denominada ideação na formulação do currículo [link para https://www.interaction-design.org/literature/article/what-is-ideation-and- how-to-prepare-for-ideation-sessions]. O objetivo desta abordagem é a geração de ideias. Idealmente, esse processo é realizado em colaboração com um vasto leque de pessoas, de dentro e de fora da disciplina ou ds equipe, incluindo também estudantes. Ao trabalhar de forma colaborativa, o objetivo é gerar o maior número possível de novidades, de grandes ideias, soluções e/ou abordagens. Outra questão central na Ideação é:
As regras da Ideação são:
Atividades associadas a este estágio podem também incluir:
A estrutura conceitual da IoC: um recurso útil para suscitar discussões. Estudos de caso de internacionalização do currículo [link ativo da página interna] em outras disciplinas fornecem informações valiosas sobre como outros abordaram a tarefa.
Ferramentas úteis para ajudar na facilitação do estágio de ideação estão disponíveis, gratuita e prontamente, na Internet. Os métodos usados nesta fase podem incluir atividades como Round-Robin, Pensamento oposto, Método Mash-up, Pensamento por analogia, Rip & Rap, Cartões de brainstorming, Esboço colaborativo, Storyboard, Matriz de tecnologia e tendências ( Board of Innovation [Link – https://www.boardofinnovation.com/staff_picks/our-favorite-ideation-tools/ ])
Mattimore, BW (2012).Idea Stormers: How to lead and inspire creative breakthroughs. Jossey-Bass. ISBN: 978-1-118-13427-6