Estágio 2: Imaginar

O objetivo desta etapa é provocar discussões sobre paradigmas existentes e imaginar novas possibilidades. Ou seja, criar um espaço para gerar respostas à internacionalização do currículo que não sejam constritas pela hegemonia dos paradigmas dominantes nas disciplinas, universidades e sociedades. Como Ronald Barnett (2013) observa, a questão é “o atual conjunto de ideias dominantes [paradigmas] (principalmente quanto ao poder econômico das universidades) é restritivo e diz respeito à estrutura política e práticas vigentes, e o predomínio desses paradigmas no debate público é uma restrição de pensamento quanto às possibilidades imaginativas para as universidades ”(p. 37).

O uso da imaginação neste estágio oferece uma oportunidade para os professores se libertarem, libertar disciplinas e a universidade  dos conceitos  ideias limitadas proporcionadas pelos paradigmas dominantes atuais (Barnett, 2013). Nesse estágio, a imaginação e a imagem podem nos ajudar a considerar o que Crawley (2016) cunhou como “outras possibilidades”. Isso abre o potencial para “mover-se em direção a, ou convidar maneiras alternativas de, ser e saber reconhecer a pluralidade, a multimodalidade, a não linearidade e a interdisciplinaridade” (Green, 2020).

O objetivo do estágio Imaginar é desafiar o que é presumido como certo, e ampliar e aprofundar o engajamento com a diferença.  A questão central no estágio Imaginar é:

  •  Que outras formas de pensar e de fazer são possíveis?

Uma maneira de abordar o estágio Imaginar é aplicar uma abordagem denominada ideação na formulação do currículo [link para https://www.interaction-design.org/literature/article/what-is-ideation-and- how-to-prepare-for-ideation-sessions]. O objetivo desta abordagem é a geração de ideias. Idealmente, esse processo é realizado em colaboração com um vasto leque de pessoas,  de dentro e de fora da disciplina ou ds equipe, incluindo também estudantes. Ao trabalhar de forma colaborativa, o objetivo é gerar o maior número possível de novidades, de grandes ideias, soluções e/ou abordagens. Outra questão central na Ideação é:

  •  Como poderíamos …?   Ou como as coisas podem ser feitas de outra forma?

As regras da Ideação são:

  1. Certifique-se de que o facilitador estabelece o tom correto
  2. Use perguntas desafiadoras para manter o foco da sessão
  3. Opte pela quantidade, não pela qualidade (isso vem depois)
  4. Desencoraje o julgamento e a análise
  5. Incentive o surgimento de ideias selvagens e até “absurdas”
  6. Certifique-se de que as ideias de todos sejam capturadas e exibidas
  7. Depois de terminar o brainstorming, classifique as ideias (Tucker, 2017)

Atividades associadas a este estágio podem também incluir:

  • a discussão dos fundamentos culturais dos paradigmas dominantes em sua disciplina
  • o exame das origens e da natureza do paradigma dentro do qual você trabalha
  • a identificação de paradigmas emergentes e pensar sobre as possibilidades que eles oferecem
  • imaginar o mundo do futuro: o que e como seus estudantes precisarão aprender para viver e trabalhar, com eficácia e ética, neste mundo futuro?
  • imaginar algumas maneiras diferentes de fazer as coisas em um futuro próximo
  • possibilidades de negociação

Recursos chave

A estrutura conceitual da IoC: um recurso útil para suscitar discussões.  Estudos de caso de internacionalização do currículo  [link ativo da página interna] em outras disciplinas fornecem informações valiosas sobre como outros abordaram a tarefa.

Ferramentas úteis para ajudar na facilitação do estágio de ideação estão disponíveis, gratuita e prontamente, na Internet. Os métodos usados nesta fase podem incluir atividades como Round-Robin, Pensamento oposto, Método Mash-up, Pensamento por analogia, Rip & Rap, Cartões de brainstorming, Esboço colaborativo, Storyboard, Matriz de tecnologia e tendências ( Board of Innovation [Link – https://www.boardofinnovation.com/staff_picks/our-favorite-ideation-tools/ ])

 

Mattimore, BW (2012).Idea Stormers: How to lead and inspire creative breakthroughs. Jossey-Bass. ISBN: 978-1-118-13427-6