É fundamental, desde o início, alinhar o entendimento do queremos dizer ao falar sobre internacionalização. As primeiras reuniões devem se concentrar em esclarecer objetivos, propósito e escopo, bem como fornecer um espaço para discutir o que significa “internacionalização” e “internacionalização do currículo”.
As etapas geralmente seguidas nessa fase do processo envolvem:
O objetivo é entender o contexto (bloqueadores e facilitadores) para seguir em frente com o processo de IoC.
Primeiro, alcance a precisão conceitual (de acordo com as necessidades da comunidade e o planejamento estratégico institucional) e defina um fundamento lógico estável (por quê).
A questão central na fase de revisão e reflexão é:
Aplicar a abordagem da formulação na fase de revisão e reflexão envolve equipes nos processos de Empatia [link externo para https://www.interaction-design.org/literature/topics/empathize ] e Definição [link externo para https://www.interaction-design.org/literature/article/stage-2-in-the-design-thinking-process-define-the-problem-and- interpret-the-results ]. Na Empatia, o objetivo é entender o usuário, para então definir o problema e formular uma solução. Empatia significa que você aborda seu usuário como um forasteiro ingênuo e curioso. Isso pode levar à identificação de percepções valiosas (Gottieb, et al., 2017) e ajudar a definir o que precisa ser mudado para avançar de forma criativa.
A questão central na Empatia é:
Na abordagem da formulação, depois de Empatia está a Definição. O objetivo da Definição é refletir sobre os objetivos e resultados desejados. A questão central nesta fase é
Uma ferramenta útil nesta etapa é o questionário de internacionalização do currículo (QIC).
Etapa 3. Discutir as respostas
Etapa 4. Decidir o que fazer a seguir
Atividades associadas a este estágio podem também incluir:
Estímulo à reflexão e à discussão, o questionário de internacionalização do currículo (QIC) [hiperlink para a página interna] auxilia a equipe a identificar o que já está acontecendo e, se for o caso, quais ações podem ser adotadas para internacionalizar ainda mais o curso.
Isso faz com que os funcionários pensem além de sua unidade para considerar o contexto mais amplo do que está acontecendo em outras unidades, bem como o contexto institucional em que o curso é lecionado. Eles são solicitados a discutir elementos específicos do currículo, como conteúdo, avaliação e arranjos de ensino-aprendizagem em todo o curso.