A internacionalização do currículo deve ser definida e desenvolvida em contextos disciplinares específicos. Os estudos de caso fornecem uma visão instrucional útil sobre como outros abordaram a internacionalização do currículo.
Se você deseja compartilhar seu trabalho e experiência, acolhemos seus estudos de caso. Para saber mais sobre como você pode contribuir e estar conectado a outras pessoas que trabalham na internacionalização do currículo clique aqui [link externo] ou envie um e-mail para: [email protected]
Esses estudos de caso documentam como a internacionalização foi desenvolvida em diferentes disciplinas. Eles ilustram a maneira como diferentes grupos em universidades australianas abordaram a internacionalização de seus currículos, e são úteis para entender como o processo funciona no contexto.
Estudo de caso 1[hiperlink para a página] e estudo de caso 2[hiperlink para a página] ilustram como o Questionário de Internacionalização do Currículo (QIC) [hiperlink para a página] destacou lacunas na prática atual e informam as ações resultantes que foram realizadas. O estudo de caso 3 [hyperlink à página] descreve uma abordagem ao processo focada em utilizar perfis de egressos como uma ferramenta para internacionalizar o currículo.
Os estudos de caso podem ser usados de maneiras diferentes. Por exemplo, eles podem ser usados para ajudar a equipe a entender o conceito de internacionalização do currículo antes de iniciar o primeiro estágio “Rever e Refletir” [hiperlink para a página] do processo dentro de seus próprios grupos disciplinares, ou eles podem ser usados para ilustrar a maneira como o processo funcionou em diferentes contextos em um estágio posterior do processo. Em conjunto com a estrutura conceitual [hiperlink para a página] e com o processo de internacionalização do currículo, [hiperlink para a página] eles podem prover dicas úteis para que a equipe envolvida no processo reflita e discuta sobre o que significa internacionalizar o currículo em diferentes contextos.
É útil fazer com que as pessoas pensem nas perguntas a seguir à medida que lerem esses estudos de caso.