Contínua e autodirigida: A aprendizagem profissional é um processo contínuo e duradouro que se dá de diversas formas (formal, informal, integrado). O processo deve ser integrado às expectativas das funções dos acadêmicos. A aprendizagem profissional deve ser autodirigida, o que condiz com os princípios da aprendizagem de adultos, por exemplo, envolvimento em planejamento (princípios de Knowles).
Engajada e focada nas necessidades: Programas formais de aprendizagem profissional devem levar em consideração o histórico, as capacidades e o plano de carreira dos acadêmicos, e devem ser adaptados às necessidades individuais de cada acadêmico. A aprendizagem profissional também precisa ser interativa, envolvente e reflexiva e relacionada ao seu trabalho como professores e planejadores de cursos.
Orientada para a prática e específica ao contexto: Programas de aprendizagem profissional devem ser focados na prática, contextualizados e situados no departamento/escola/unidade e conforme as responsabilidades com as quais os acadêmicos estão envolvidos.
Colaborativa e integrativa
Interdisciplinar: Respeitando e integrando conhecimento, competências e experiência de pessoas atuando em diferentes especialidades
Interprofissional: envolve colaboração com e integração de ideias e experiências de especialistas em ensino, aprendizagem e planejamento de currículo (por exemplo, planejadores de aprendizagem, especialistas em sistemas de gestão de aprendizagem)
Interpessoal: baseada em respeito por e comunicação e negociação com colegas e alunos diversos.