A universidade na qual este estudo de caso está localizado é uma universidade de pesquisa intensiva de 18.000 alunos, incluindo cerca de 2.000 estudantes internacionais. A universidade oferece vários cursos offshore, principalmente na Ásia. Recentemente, estabeleceu uma política de internacionalização abrangente. Esta política enfatiza que a internacionalização é para todos os funcionários e alunos, reconhecendo que a própria universidade funciona em um ambiente local, internacional e global complexo, e que todos os graduados estão sendo preparados para viver e trabalhar em um mundo globalizado. A política faz referência ao fomento de uma “cultura de internacionalização”, bem como à promoção, ao apoio e reconhecimento dos esforços para internacionalizar o currículo. A política também reconhece a natureza da internacionalização do currículo altamente específica a disciplinas. Embora a política vise encorajar e facilitar o envolvimento formal e informal dos alunos no contexto da sala de aula, é menos concreta quanto ao que isso envolve, ou seja, a valorização de pontos de vista alternativos e a transformação disso em tarefas de avaliação que ainda alcançam os objetivos acadêmicos. A política também não é específica sobre como os funcionários serão recompensados por buscar ativamente aprofundar a internacionalização de suas atividades de ensino e, na verdade, seu próprio entendimento de sua disciplina e de sua personalidade profissional. Por fim, a política contém disposições para o monitoramento da garantia da qualidade de sua política de internacionalização, por meio de pesquisas e auditorias de benchmarking externas, que incluem medidas de internacionalização nos níveis de currículo informal e formal. Os indicadores de desempenho nomeados focam nas medidas de intercâmbio entre estudantes, docentes e funcionários, e na retenção de alunos internacionais.
A universidade tem estabelecidos nove perfis de egressos que são subdivididos em subatributos. Escolas individuais interpretam esses subatributos como mostras do que eles significam em determinadas disciplinas e profissões. Os nove perfis incluem menções a “perspectivas globais” e os subatributos deste e de outros perfis incluem responsabilidade social e cívica, a capacidade de colaborar, negociar e trabalhar em equipe, conhecimento de outras culturas, e consciência da interconexão da vida e do trabalho em um mundo globalizado. O site afirma que os estudantes devem ter a oportunidade de desenvolver os perfis independentemente do curso de estudo que concluam.
Relações Públicas
A equipe principal de três funcionários envolvidos no projeto já havia se envolvido na internacionalização do currículo, focada principalmente na adaptação do currículo para atender às necessidades dos estudantes internacionais. No início do processo, eles sentiam que seu curso era altamente internacionalizado. Um artigo com a coautoria de um palestrante sênior em 2006 havia mapeado as questões como eram percebidas na época, bem como as respostas a elas pela equipe de ensino. Uma reflexão sobre este artigo fez parte do processo da etapa Revisar e Refletir iniciada em 2010. As questões levantadas no artigo incluíram como o ensino acadêmico luta com as implicações da globalização, tanto de um ponto de vista profissional (com o objetivo de ser acadêmicos “globalmente competentes”), bem como da perspectiva de lidar com as implicações práticas da mistura de alunos em atividades de ensino ministradas offshore e na Austrália. Em uma atividade de ensino discutida no artigo de 2006, mais da metade dos estudantes eram internacionais, inclusive um número significativo matriculado como estudantes offshore. O artigo discutiu o desafio de se envolver de uma maneira significativa com alunos de origens diversas, alguns dos quais eles sabiam muito pouco sobre, apesar das melhores intenções.
Neste artigo de 2006, os autores também observaram que estavam preocupados de serem de alguma forma cúmplices do imperialismo cultural ocidental por meio de seu ensino transnacional em particular, e da incompatibilidade entre os pressupostos implícitos sobre os quais seu currículo foi construído e o contexto em que seus alunos transnacionais estariam trabalhando. Isso foi exemplificado no uso de estudos de caso dos chamados “cenários ocidentais tradicionais”. Eles tentaram usar os próprios estudantes para fornecer um contexto cultural específico, bem como fornecer opções de avaliação que permitiriam que os estudantes internacionais escrevessem sobre exemplos não ocidentais da prática de relações públicas. Os autores reconheceram que ainda estavam lutando contra essa questão e o que ela poderia significar para seu currículo e ensino. Do lado positivo, os membros da equipe observaram que o envolvimento no ensino transnacional ampliou seus horizontes intelectuais, estimulou a pesquisa e enriqueceu o currículo na Austrália. Em particular, aumentou a conscientização sobre a necessidade de garantir que todos os estudantes estejam engajados em um currículo internacionalizado, como normalmente previsto por declarações de perfis de egressos. Acima de tudo, a internacionalização do currículo foi vista como um processo contínuo de autodesenvolvimento de funcionários, docentes e estudantes.
No início do processo, em 2010, ficou claro que os membros centrais da equipe docente sentiam que já haviam dado grandes passos rumo à internacionalização em suas atividades de ensino e no modo de lecionar, e estavam se perguntando o que mais eles poderiam fazer. Muitos também se sentiram limitados pela falta de tempo e pela consciência de que outros membros da equipe também se sentiam limitados. Alguns observaram que muito trabalho havia sido dedicado ao assunto no passado, com muito pouco a mostrar a respeito. No entanto, a equipe, e em particular o líder da equipe, estava aberta a novas ideias e novas maneiras de melhorar as abordagens existentes para a internacionalização do currículo. Na primeira reunião, em novembro de 2010, a equipe docente utilizou o QIC como forma de obter uma panorâmica da profundidade da internacionalização no curso, e como meio de estimular a discussão, incentivando a compreensão e o esclarecimento dos conceitos envolvidos, bem como a geração de ideias para iniciativas específicas para avançar a internacionalização do currículo do curso.
Eles identificaram uma série de oportunidades no ambiente institucional atual. Em primeiro lugar, a internacionalização do currículo ressoou com o perfil do egresso de “cidadania global” da Universidade. Em segundo lugar, um projeto começou a medir a qualidade da atividade de ensino em várias medidas; a internacionalização do currículo possivelmente poderia ser incorporada a esse processo. Em terceiro lugar, a equipe reconheceu que a experiência adquirida com o seu envolvimento no ensino transnacional, aliada ao seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade do ensino e da aprendizagem, proporcionou uma riqueza de recursos para continuar a trabalhar na internacionalização do currículo.
Com relação ao desenvolvimento do perfil do egresso, comentaram que tinham trabalhado com os perfis genéricos de perspectivas globais e da justiça social. Eles não tinham certeza de como avaliamos essas coisas, mas queriam “incorporar a competência intercultural como um resultado de aprendizagem específico no diploma de relações públicas” (testemunho de um acadêmico de relações públicas, 2011).
Várias possibilidades para outras iniciativas de internacionalização no Curso de RP foram identificadas:
Os principais membros da equipe se reuniram novamente no dia seguinte ao processo de QIC. Refletindo sobre a discussão do dia anterior, a equipe percebeu que haviam identificado uma lacuna de informação. O que eles precisavam era de uma declaração clara da indústria sobre quais habilidades, conhecimentos e atitudes interculturais eles esperavam dos graduados em Relações Públicas. Diante da escassez de literatura sobre esse tema específico, a equipe decidiu instigar um pequeno projeto de pesquisa, para obter dados relacionados a essa questão e de relevância específica para seus graduados. Um projeto de pesquisa foi elaborado com o objetivo de entrevistar os principais representantes da indústria de Relações Públicas. As principais questões a serem investigadas seriam:
O termo ‘região da Australásia’ foi escolhido para refletir a provável abrangência geográfica de oportunidades de emprego para graduados, e foi refinado para dois locais principais, um na Austrália e outro offshore, para os fins do estudo. Com a equipe do curso como grupo coordenador, fontes de financiamento dentro e fora da instituição foram buscadas e obtidas, e o projeto de pesquisa foi iniciado.
O objetivo do projeto de pesquisa era obter subsídios para a internacionalização do currículo de empregadores de graduados do curso de relações públicas, tanto no mercado interno quanto no exterior. Os empregadores foram solicitados a formular o que a competência intercultural e a consciência internacional significavam para eles quando procuravam novos funcionários. O estudo teve como objetivo preencher uma lacuna na literatura, que muitas vezes cita tais habilidades, conhecimentos e atitudes como contribuintes para a empregabilidade, mas raramente fornece embasamento concreto para isso, especialmente em contextos específicos de disciplinas.
Entre as qualidades genéricas identificadas pelos representantes da indústria como procuradas, estava algo identificado de várias maneiras como “abertura”, “mente aberta”, “curiosidade inata” ou a capacidade de questionar as coisas. Esta qualidade é potencialmente um produto essencial da internacionalização do currículo, que acima de tudo procura incutir uma compreensão da natureza paradigmática e culturalmente centrada do conhecimento da disciplina, bem como fomentar a sensação de que a troca de informações e visões entre “outros” culturais tem valor inerente.
Para colocações no exterior, as partes interessadas da indústria também identificaram claramente uma compreensão da cultura local e da situação política local como essenciais para a prática eficaz de relações públicas. Para todos os graduados, o conhecimento de assuntos internacionais e como a situação local se encaixa foi considerado valioso.
As habilidades de comunicação foram, sem surpresa, um atributo-chave procurado nos graduados. Embora a redação de discursos e a redação de textos continuem a ser habilidades inestimáveis, a comunicação foi expressa em termos mais genéricos como a capacidade de consultar e se envolver. Dessa forma, a competência intercultural foi vista como um ativo fundamental. Isso foi entendido tanto como incluindo um bom senso geral de se evitar armadilhas interculturais, quanto a capacidade de fornecer diretrizes detalhadas sobre protocolos sociais ou comerciais, em particular no que diz respeito a empresários ou burocratas chineses. No entanto, todas as implicações da interculturalidade para a prática profissional são talvez melhor resumidas por um dos entrevistados:
Realmente, você não poderia gerenciar ou ser um membro da equipe de assuntos corporativos nesse projeto se você não tivesse a capacidade de mover muito do seu pensamento baseado em viver e trabalhar na Austrália para o entendimento daquela comunidade e daquela cultura com aquela história complexa e interessante.
Com relação à competência intercultural, observou-se um déficit universal entre os graduados em relação à comunicação com os indígenas (seja na Austrália ou no exterior).
Uma área em que as opiniões divergiram foi a utilidade de outras línguas. Para alguns representantes da indústria, isso era de valor genérico, pois tendia a ser associado a uma maior consciência cultural ou mesmo a melhores habilidades de redação em inglês; para outros (principalmente empresas estrangeiras), o conhecimento de outro idioma era uma consideração do ponto de vista da “abrangência do idioma” pela equipe de relações públicas, dependendo da localização dos principais clientes internacionais.
Por fim, os entrevistados foram incentivados a sugerir atividades que pudessem levar à oferta de um currículo mais internacionalizado, de benefício específico para graduados em relações públicas. As sugestões incluíram a introdução de novos assuntos/unidades, como uma unidade comparativa de estudo da prática profissional em outros países, incluindo Cingapura, Japão, China, EUA e Austrália, uma unidade sobre consulta à comunidade (em particular a indígena) e uma unidade sobre equidade e direitos humanos nas relações públicas relacionadas à capacidade de cidadania global.
Após reflexão, uma série de resultados-chave da pesquisa foram identificados. O primeiro refletiu a necessidade de o currículo de Relações Públicas passar de um enfoque principalmente nacional para um enfoque regional, incluindo o desenvolvimento de uma compreensão sofisticada da competência intercultural e da capacidade de trabalhar tanto em ambientes interculturais, quanto internacionalmente.
Um outro resultado chave da pesquisa foi a necessidade dos graduados terem familiaridade com o “conhecimento processual” para duas áreas culturais específicas: Cultura chinesa e culturas indígenas.
A equipe também teve que reconhecer que certos aspectos do paradigma ocidental de Relações Públicas são valorizados de forma mais universal do que aqueles com uma sensibilidade para o imperialismo cultural educacional poderiam ter pensado. Isso inclui a disposição de apresentar sua própria opinião e estar preparado para desafiar a autoridade.
Apesar de ser inicialmente resistente à ideia de unidade abordando especificamente as perspectivas globais, e ainda preferindo incorporá-las ao curso em cada unidade, o valor de focar em uma unidade foi reconhecido. Foi apresentada uma unidade que explora o impacto da globalização e o conceito de relações públicas como uma construção cultural. Esta unidade recebeu estudos recentes sobre o impacto da globalização na prática de relações públicas, bem como estudos críticos na área. Incluiu conhecimento cultural específico necessário para trabalhar na China e trabalhar com comunidades indígenas em um contexto de negócios. O outro resultado do projeto de pesquisa foi um compromisso de formalizar oportunidades internacionais de aprendizagem integradas ao trabalho em um programa de colocação profissional existente, garantindo que os alunos fossem preparados e informados de forma adequada, apoiados durante a viagem de campo e fornecidos com informações e oportunidades estruturadas para reflexão sobre sua experiência quando eles voltassem.
Dois artigos, um coescrito por membros da equipe de ensino, o outro por um membro individual, foram escritos investigando as implicações disciplinares da pesquisa realizada, bem como as implicações curriculares.
Esse processo demorou cerca de 12 meses.