Na graduação, é preciso respeitar a realidade de mais de 50 cursos, levando em conta as especificidades de cada área e as necessidades previstas na legislação. Por isso, há premissas globais, mas as definições são realizadas curso a curso com a possibilidade de adequações ao longo do primeiro mês de aula em diálogo com os próprios estudantes. Entre as premissas institucionais está a oferta de um conjunto mínimo de atividades presenciais em todos os cursos, além das práticas obrigatórias que já são realidade desde 2020 e a manutenção de aulas online nas disciplinas teóricas.
As aulas iniciam em 3 de março, com grande parte das disciplinas online, e o semestre será composto de quatro cenários, conforme especificidades e diretrizes curriculares do curso:
1. Disciplinas Online: com aulas preferencialmente síncronas, ministradas pelo Zoom ou Teams, além de recursos disponíveis no Moodle, nas quais os alunos permanecerão em ensino remoto por todo o semestre.
2. Disciplinas Presenciais: integralmente presenciais, como os estágios e certas práticas em campo das áreas de Saúde e Medicina. A definição de aulas que devem acontecer presencialmente está relacionada às Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso.
3. Disciplinas Online com encontros presenciais essenciais: são de natureza teórico-prática com parte da carga horária em atividades online e parte da carga horária em atividades presenciais que são essenciais para a formação, conforme o Projeto Pedagógico do Curso e suas Diretrizes Curriculares Nacionais. Em caso de suspensão por condições sanitárias, essas aulas ficarão pendentes até que seja possível retornar presencialmente.
4. Disciplinas Online com encontros presenciais recomendados: formato com parte da carga horária em atividades online e alguns encontros presenciais que, embora importantes e recomendados, são optativos. Neste caso, sempre que houver mudanças de acordo com o cenário da pandemia, as disciplinas mantêm-se integralmente no modelo remoto.
Os detalhes sobre a acolhida no início do semestre serão enviados pelas Escolas nas próximas semanas, e ao longo de fevereiro será possível consultar com o atendimento das Secretaria (veja aqui os contatos de sua Escola) sobre a especificidade de cada disciplina. Além disso, na primeira semana de aula os professores irão apresentar detalhadamente os planos de ensino e o Portal de Matrículas permanecerá aberto para ajustes até 19 de março. Ou seja, após conhecer o cronograma das disciplinas em detalhes os/as estudantes poderão alterar sua grade se necessário.
Para a presença responsável no Campus, os estudantes serão orientados e acompanhados para que sigam com precisão os protocolos de prevenção e cuidados. Caso o cenário da pandemia mude no decorrer do semestre, os estudantes serão atenciosamente acolhidos nas possibilidades seguras de adaptação.
Acesse aqui as principais perguntas e respostas sobre a Graduação.
Leia também: Confira disciplinas voltadas para formação cidadã e inclusiva
.