Professores da Université de Lorraine, da França, ampliam ações de inovação em visita à Escola de Negócios
Os visitantes realizaram atividades dentro do projeto Climate Labs da Erasmus+
Foto: Matheus Gomes
A Escola de Negócios recebeu, no início de maio, os professores da Université de Lorraine, na França, Mauricio Camargo e Laure Morel. Os docentes, respectivamente, ocupam as funções de Gestor de Tecnologia e Inovação e Diretora da Escola Nacional de Engenharia de Sistemas e Inovação (ENSGSI) e estiveram na PUCRS para fortalecer as capacidades de pesquisa e inovação na América Latina através de laboratórios de co-criação para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, no âmbito do projeto Climate Labs.
O projeto internacional integra as ações do Programa Erasmus+ e proporcionou a vinda dos docentes à Universidade. A PUCRS e a Université de Lorraine participam deste projeto que busca fortalecer as capacidades de pesquisa e inovação de dez universidades no México, Brasil e Colômbia, por meio da estruturação e implementação de laboratórios de inovação social para mitigar e adaptar-se à mudança climática.
Mauricio e Laure foram acolhidos no Escritório de Cooperação Internacional pela coordenadora executiva do Escritório de Cooperação Internacional Carla Bonan e pelos professores da Escola de Negócios Edimara Luciano, Clecio Araújo e com o coordenador do Laboratório de Capacidades e Inovação Social (LENS) Lucas Roldan. Em seguida, os visitantes realizaram uma avaliação no andamento do projeto a partir de uma análise feita sobre o Laboratório de Capacidades e Inovação Social (LENS), criado na PUCRS para consolidar e desenvolver capacidades empreendedoras a partir de ações sociais, projetos de pesquisa, parcerias público-privadas, compartilhamento de conhecimento, chamadas e consultoria.
Em visita ao Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, os professores se reuniram para ampliar ações do LENS e também de estruturas de animação do ecossistema de inovação. Em outro momento, Mauricio e Laure conduziram uma palestra para estudantes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Administração sobre perspectivas multiníveis da Criatividade, Espaços, Indústria e Comunidades na Inovação.
-
-
-
Fotos: Escola de Negócios