Universidade Nova de Lisboa e PUCRS fortalecem cooperação por meio do Programa PrInt
Docente da universidade portuguesa atua como professor visitante na PUCRS pelo PrInt
Foto: Icaro Venzon
No dia 15 de março, o Escritório de Cooperação Internacional (ECI), pela sua coordenadora executiva, Carla Denise Bonan, e o professor dos programas de pós-graduação em Filosofia e Ciências Criminais, Augusto Jobim do Amaral, recepcionaram o professor e pesquisador da Universidade Nova de Lisboa, de Portugal, Erik Bordeleau. O docente está na PUCRS por meio do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt).
O pesquisador é filósofo e investiga sobre a arte contemporânea e suas intersecções com a política e finanças. Realizou seu doutorado na Universidade de Montreal. Ainda no Canadá, é pesquisador do SenseLab, na Concordia University.
A vinda do professor visa fortalecer a cooperação desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Escola de Humanidades. Durante a recepção, discutiram formas de aprofundar parcerias e convênios institucionais entre a Universidade Nova de Lisboa e a PUCRS. Neste mesmo momento, realizaram uma avaliação do programa PUCRS-PrInt e as possibilidades de atuações conjuntas futuras.
Em sua passagem pela PUCRS, Bordeleau ministrou a palestra “The Derivative Community: On Soulful Asset Formation” para os alunos da Escola de Humanidades, como também a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Ainda, foram discutidas as perspectivas para que o docente se torne pesquisador estrangeiro associado à PUCRS.