Tecnologia PET como processo inovador em saúde
Professor da KU Leuven, Michel Koole pesquisa imagens médicas para diagnóstico e prognóstico de doenças
Foto: Bruno Todeschini
O professor Michel Koole, da Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven) da Bélgica, participou de atividades na Universidade no âmbito do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt) em setembro. O pesquisador é especialista na área de medicina nuclear e imagem molecular e está colaborando com o projeto de cooperação Desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores em saúde, coordenado pela professora Maria Martha Campos.
Michel Koole mantém uma consolidada parceria de pesquisa com a Escola de Medicina da PUCRS desde quando era pesquisador na University of Groningen, na Holanda. Desde 2015, como professor da KU Leuven, Koole dá andamento nas pesquisas conjuntas, motivando a assinatura do convênio de cooperação entre PUCRS e instituição belga em 2019.
Cooperação internacional
A parceria entre PUCRS e KU Leuven ocorre na área de pesquisa em imagens médicas, em particular na quantificação e modelagem de imagens moleculares de PET (tomografia por emissão de pósitrons) e no uso de técnicas de inteligência artificial para identificação de padrões em imagens médicas para diagnóstico e prognóstico de doenças. Entre agosto de 2018 e fevereiro de 2019, a professora Ana Maria Marques, da Escola de Medicina realizou seu estágio pós-doutoral no Medical Imaging Research Center da KU Leuven, no grupo de pesquisa do professor visitante. Além disso, a doutoranda Caroline Machado Dartora, do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, iniciou seu período sanduíche pelo PUCRS-Print em setembro de 2019, sob orientação do professor Koole na KU Leuven.
Durante a visita à PUCRS neste mês, Michel Koole participou de palestras na área da tecnologia PET, além de coorientar estudantes do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica e Engenharia Elétrica que estão na KU Leuven neste semestre. O visitante também participou de reuniões do Núcleo de Pesquisa em Imagens Médicas (NIMed) e participou de dois congressos nacionais: Congresso Brasileiro de Física Médica e Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear. Além disso, dois artigos em elaboração conjunta estão sendo finalizados, com possibilidade de ampliação para outras publicações.
Tecnologia PET em foco
Foto: Bruno Todeschini
No dia 18 de setembro, Koole ministrou a palestra PET Imaging for Differential Diagnosis and Drug Development, no Anfiteatro Ir. José Otão, no Hospital São Lucas. Na ocasião, o pesquisador abordou as principais aplicações clínicas de imagens PET no diagnóstico diferencial de doenças, particularmente na neurologia, que vem sendo desenvolvidas na KU Leuven nos últimos 50 anos.
O pesquisador mostrou que a tecnologia pode estar associada a diagnósticos mais completos, especialmente quando associado a outros exames de imagem. Além disso, o visitante apresentou casos de colaboração entre a instituição belga e indústria farmacêutica na pesquisa de novos medicamentos, mostrando como a tecnologia PET pode contribuir não apenas para acompanhar o efeito, como também evitar a superdosagem de determinada substância.