03/02/2022 - 10h11

Startup de diplomado pela PUCRS inicia operação em Portugal

A NoHarm.ai passa a integrar a Casa do Impacto, um hub de inovação de Lisboa que apoia empreendedores

Foto: Divulgação

Mais de cem mil vidas brasileiras já foram impactadas pela tecnologia da NoHarm.ai. Mas agora a startup se prepara para uma nova fase: o negócio acaba de aterrissar em Lisboa para integrar a Casa do Impacto, um hub de inovação que apoia empreendedores que acreditam em modelos de negócio sustentáveis. A internacionalização faz parte do futuro da NoHarm.ai, que começou sua história na Pós-Graduação da Escola Politécnica da PUCRS e hoje está no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

A aproximação com Portugal surgiu da viagem que Henrique Dias, Fundador da startup, fez para o Web Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo. A viagem aconteceu com apoio da UolEdtech, empresa do Parque que é parceira dos Programas de Desenvolvimento de Startups do Tecnopuc. A ida de Henrique está conectada com a tecnologia da NoHarm.ai, que é única no Brasil e tem o potencial de impactar não só nacionalmente, mas internacionalmente. De acordo com Henrique, “ter o apoio da Casa de Impacto em Lisboa é fundamental para a expansão da NoHarm em Portugal e depois na Europa”.

Sobre a Noharm.ai 

A solução, que nasceu do projeto de pesquisa do Henrique, no Grupo de Inteligência Artificial na Saúde do Programa da Pós Graduação em Ciência da Computação da PUCRS, foi pensada em conjunto com Ana Helena Ulbrich, farmacêutica do Grupo Hospitalar Conceição. A NoHarm.ai apresenta uma inteligência artificial capaz de gerar escores de risco das prescrições e priorização dos pacientes, trazendo mais agilidade e segurança na tomada de decisões das farmacêuticas do hospital.

A startup desenvolveu dois algoritmos para automação da triagem farmacêutica. Enquanto um faz a priorização das prescrições fora do padrão, o outro trabalha na  identificação de pacientes críticos. O sistema indica onde estão os potenciais erros de prescrição, aumentando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar. A plataforma auxilia a Farmácia Clínica dos hospitais na tomada de decisão por meio da Inteligência Artificial. Até o momento, a solução já impactou mais de 120 mil vidas, está em 35 hospitais, entre eles o Hospital São Lucas da PUCRS, onde opera em 500 leitos. No Hospital Santa Casa de Porto Alegre, a NoHarm.ai já gerou uma economia de mais de R$ 2 milhões para a instituição, impactando mais de 30 mil vidas.

Quando Henrique e Ana Helena idealizaram a startup, eles se juntaram a mais sete voluntários para terminar o desenvolvimento do sistema e colocar a pesquisa em prática. Os Hospitais Mãe de Deus e Santa Casa, ambos de Porto Alegre, abraçaram o projeto e decidiram implantar o sistema na rotina diária da farmácia clínica.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias