Seminário de internacionalização propõe união entre universidades católicas
Encontro aconteceu na Universidad del Valle de Atemajac, no México
Representantes de universidades católicas na América Latina e Caribe participaram do seminário. Fotos: Arquivo pessoal
No final do mês de junho aconteceu o 1ª Seminário de Internacionalização do Ensino Superior da Asociación de Universidades Católicas de América Latina y el Caribe (ODUCAL), na Universidad del Valle de Atemajac (UNIVA) em Guadalajara, México. Entre os dias 19 e 21 de junho, a coordenadora administrativa do Escritório de Cooperação Internacional Sandra Mino representou a PUCRS no encontro que reuniu cerca de 50 universidades católicas da América Latina e Caribe associadas à ODUCAL.
O evento visou o debate da internacionalização, redes de alianças estratégicas, intercâmbios de alunos e professores, participação em consórcios internacionais e estudos de casos de universidades mexicanas como Tecnológico de Monterrey, UNIVA e Universidad Vasco de Quiroga.
Além da oportunidade de integração e fortalecimento das redes de cooperação, o encontro marcou o lançamento de dois projetos: o ODUCAL Progressio Americae, plataforma de gerenciamento que criará uma rede de estudos de pós-graduação no âmbito de mestrados e doutorados que serão oferecidos por essas universidades. Já o Programa Americarum Mobitas apresenta uma plataforma gerenciamento para mobilidade acadêmica de estudantes e professores das universidades pertencentes, que facilitará o encaminhamento do intercâmbio interinstitucional.
Aproximações com o México
Recepção na Província Marista do México Central.
Durante a passagem pelo México, Sandra também participou de reuniões nas Províncias Maristas de México Central, na Cidade do México e na Província Marista de México Ocidental, em Guadalajara. Na ocasião, apresentou o projeto de graduação internacional voltado a alunos de ensino médio mexicanos.
Além disso, a coordenadora visitou a Universidad Marista de Guadalajara, conveniada à PUCRS, a fim de estreitar ainda mais a parceria interinstitucional, especialmente nas áreas de mobilidade acadêmica e pós-graduação.