Representante da Embaixada do Reino Unido conhece projetos de energias renováveis
Núcleo de Tecnologia em Energia Solar e o Laboratório de Centro de Energia Eólica foram foco da visita
Foto: Thais Gonçalves
Nesta segunda-feira, dia 29 de abril, a PUCRS recebeu a visita da oficial de Política Energética da Embaixada do Reino Unido, Clarissa Vargas. O objetivo da visita foi conhecer as iniciativas e projetos da PUCRS na área de políticas energéticas e energias renováveis.
Acompanhada pelo professor da Escola Politécnica e gerente de Planejamento Energético da Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Eberson Silveira, Clarissa visitou o Núcleo de Tecnologia em Energia Solar (NT-Solar), recebida pelos professores Adriano Moehlecke e Izete Zanesco, e o Centro de Energia Eólica (CE-EÓLICA). A partir da visita, novos projetos em cooperação internacional devem ser colocados em prática.
Fundo da Prosperidade
Durante a visita, Clarissa falou sobre a iniciativa conjunta entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo britânico de cooperação em finanças verdes, no âmbito do Prosperity Fund, ou Fundo da Prosperidade. O programa foi criado pelo governo do Reino Unido para promover o desenvolvimento social e econômico de países parceiros. A expectativa é investir no Brasil até 80 milhões de euros (em torno de R$ 407,5 milhões) entre 2018 e 2022.