Relacionamento histórico-cultural e migrações são tema de missão na Holanda
Professora Claudia Musa Fay participou de congresso e reuniões na University of Groningen
Claudia Musa Fay participou de congresso e reuniões de trabalho na Holanda. Fotos: Arquivo pessoal
A professora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Claudia Musa Fay, está em missão no exterior na University of Groningen, pelo PUCRS-PrInt. Claudia faz parte do projeto de cooperação Migrações: Perspectivas Histórico-conceituais e Análise de Fenômenos Contemporâneos, coordenado pelo professor Antonio De Ruggiero e vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e sociedade.
O objetivo da missão na Holanda é fortalecer a integração entre as duas universidades através de reuniões com o professor Bob de Jonge e demais pesquisadores do Departamento de Humanidades, visando a mobilidade acadêmica entre as instituições. Além disso, entre os dias 13 e 14 de junho, a docente do PPGH também participou do congresso internacional Culture-historical relations between Italy and Latin America, na instituição holandesa. Este congresso visa fortalecer e implementar os estudos interdisciplinares de uma rede de acadêmicos europeus e sul-americanos cujas pesquisas referem-se ao relacionamento histórico-cultural entre a Europa Mediterrânea e a América Latina.
“Através de uma abordagem multilateral e multidisciplinar se pretende desenvolver um olhar novo e original sobre o tema da mobilidade humana que, a partir das grandes migrações do final do século XIX, gerou processos de hibridismo cultural em vários campos”, comenta Claudia. Foram analisados aspectos relativos à religião, cultura alimentar, arte, música, pensamento político, língua, literatura, jornalismo étnico e imprensa migrante.
Conexões multiculturais
Os professores Claudia Musa Fay e Antônio de Ruggiero estiveram na University of Groningen.
A PUCRS celebra uma parceria já consolidada entre o Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS com docentes vinculados a departamentos da University of Groningen (Holanda), Nantes (França) e da Calábria (Itália). Unidos pelo interesse comum no estudo do mundo mediterrâneo e nas suas conexões multiculturais com a América do Sul, em particular com a região do Cone Sul (Brasil, Argentina e Uruguai), estas quatro universidades criaram um núcleo que deu seguimento a encontros periódicos e publicações em livros e revistas acadêmicas.