PUCRS estabelece convênio com a German Sport University Cologne
Com a parceria, o professor Nelson Todt ministrará disciplinas no Mestrado em Estudos Olímpicos da instituição alemã
Fotos: Matheus Gomes
Na segunda-feira (18), a PUCRS recebeu a visita do diretor do Centro de Estudos Olímpicos da German Sport University Cologne, Stephan Wassong, da Alemanha. O objetivo da visita foi a assinatura de um convênio de cooperação entre a instituição alemã e a PUCRS por meio do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da PUCRS. Como um dos principais especialistas na área de Estudos Olímpicos, o pesquisador da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Nelson Todt foi convidado a contribuir como líder do Módulo Ética, Valores e Educação Olímpica, no mestrado em Estudos Olímpicos da instituição alemã.
O visitante foi recebido no Salão Nobre da Reitoria pelo vice-reitor Ir. Manuir Mentges, que celebrou a cooperação entre PUCRS e a única universidade na Alemanha dedicada exclusivamente ao mundo do esporte e da ciência do exercício. Estiveram presentes no encontro a professora co-líder do GPEO Alessandra Scarton, o professor e gestor de Relacionamento e Negócios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) Leandro Pompermaier, a coordenadora executiva interina do Escritório de Cooperação Internacional professora Carla Bonan, além do professor Todt.
Stephan Wassong é professor titular da German Sport University Cologne, onde é diretor do Instituto de História do Esporte e do Centro de Estudos Olímpicos. O docente também é presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin e, desde 2015, membro da Comissão de Educação Olímpica do Comitê Olímpico Internacional. Com sua vinda, o professor também conheceu o Centro de Estudos Europeus e Alemães com recepção do pesquisador da Escola de Humanidades Roberto Pich, além de visitar o Living 360º, a Biblioteca Central Ir. José Otão e o Tecnopuc.
Estudos Olímpicos em destaque
Todt atuará em um dos programas de estudo mais prestigiados na área de Estudos Olímpicos do mundo, que conta com o apoio do Comitê Olímpico Internacional. Na PUCRS, o docente coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da PUCRS, que desenvolve pesquisas interdisciplinares há mais de 20 anos na área e alinha seu trabalho no âmbito Olímpico com o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, que desde 2008 tem sua sede na PUCRS. Esta linha de pesquisa e trabalho, tem permitido estabelecer relações e o reconhecimento de instituições como a ONU, o Vaticano e o Comitê Olímpico Internacional.