Programa de Mobilidade Virtual na PUCRS atrai estudantes de diferentes países
Conheça a história de Jossué Bonilla, estudante do Equador que participou da primeira turma do programa
O início do mês de agosto marcou o começo de um novo semestre para os 25 alunos internacionais que integram o Programa de Mobilidade Virtual da PUCRS. Com um evento online de boas-vindas, os estudantes, que integrarão disciplinas remotas, foram recebidos pelo Escritório de Cooperação Internacional para conhecer mais sobre a universidade e a rotina de estudos, além de interagir com os demais colegas.
Estudantes do Peru, Argentina, Alemanha e Bolívia estão matriculados nas disciplinas de Português para Estrangeiros I e II. Nesta modalidade, os alunos de Instituições de Ensino Superior parceiras podem aperfeiçoar os conhecimentos em questões da língua portuguesa e aspectos culturais sobre o Brasil. Além destes, dois alunos participam das disciplinas de Administração de Pessoas, Marketing, Sustentabilidade, Negócios Digitais e Filosofia.
Internacionalização do currículo
Foto: Matheus Gomes
O programa de Mobilidade Virtual é uma oportunidade de prática de segundo idioma, contato com novas culturas e internacionalização do currículo, sem despesas com viagens. O aluno da Universidade Politécnica Salesiana, do Equador, Jossué E. Bonilla participou da primeira turma do programa no segundo semestre de 2020, onde ingressou o curso de Português para Estrangeiros I. Na PUCRS, o estudante equatoriano permaneceu na Mobilidade Virtual por mais dois semestres, matriculado nas disciplinas de Gestão de Pessoas e Negócios Digitais. Com esta experiência, o estudante conseguiu participar do Programa de Visitantes do MERCOSUL, para trabalhar no Instituto de Políticas de Direitos Humanos, vaga que exigia proficiência em duas línguas do bloco comercial.
Jossué, que esteve presencialmente na Universidade no início deste mês para conhecer a PUCRS e a professora Lilian Hubner que conduziu a disciplina, conta que graças ao aprendizado adquirido na disciplina de língua portuguesa, conseguiu atuar internacionalmente com temas como migração, população LGBTQIA+ e infância diretamente em português. Além disso, a convivência com alunos de outras partes do mundo permitiu ao aluno um preparo maior para participar do Change the World Model United Nations, que aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes. De acordo com o estudante, suas aulas no curso de Digital Business garantiram uma internacionalização do seu perfil para ingressar em iniciativas como o Grupo de Ação Internacional (grupo de jovens da Europa, África e América Latina) ou a Rede de Promotores dos ODS na América Latina.