Professores da Aarhus University, da Dinamarca, ministram disciplina na PUCRS
Disciplina Translational Psychiatry ocorrerá nos dias 5 e 6 de janeiro de 2022 e é aberta para mestrandos e doutorandos da PUCRS
O professor da Escola de Medicina Rodrigo Grassi atua como professor na Aarhus University / Foto: Divulgação
Nos dias 5 e 6 de janeiro de 2022, das 9h às 16h30, professores da Aarhus University, na Dinamarca, e da Escola de Medicina da PUCRS ministrarão a disciplina internacional Translational Psychiatry. As aulas presenciais ocorrerão no auditório do Living 360º no turno da manhã, seguidas de atividades remotas no turno da tarde.
A disciplina será ministrada em inglês e é aberta para mestrandos e doutorandos de todos os Programas de Pós-Graduação da PUCRS, valendo 1 crédito. Além disso, também é aberta para alunos internacionais de instituições parceiras.
As vagas são limitadas. Para mais informações sobre a matrícula, entre em contato com o PPG Medicina e Ciências da Saúde pelo e-mail [email protected].
Sobre a disciplina
A disciplina tem por objetivo promover: (1) um reconhecimento do papel dos estudos científicos básicos e experimentais relacionados ao cérebro no entendimento dos distúrbios psiquiátricos; (2) conhecimento acerca dos tratamentos com drogas disponíveis para distúrbios psiquiátricos; (3) entendimento acerca da neurobiologia dos transtornos de humor, esquizofrenia, ansiedade, distúrbios relacionados ao estresse, além de adição e dependências; (4) conhecimento das pesquisas atuais sobre drogas de abuso com ênfase nos canabinóides e as discussões sobre o uso dessas drogas para fins medicinais.
Conheça os professores
Prof. Dr. Gregers Wegener
Chefe da Unidade de Neuropsiquiatria Translacional do Departamento de Medicina Clínica da Aarhus University. Trabalha com Transtornos psiquiátricos e neurofarmacologia. Sua pesquisa visa a compreender a neurobiologia por trás da depressão e da ansiedade, com atenção especial à interação de fatores genéticos e ambientais, com ênfase na compreensão e desenvolvimento de novas terapêuticas de ação rápida. Saúde transgeracional, a interface entre transtornos somáticos (por exemplo, diabetes) e transtornos mentais são priorizados.
Prof. Dr. Rodrigo Grassi de Oliveira
Docente dos Programas de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde e Psicologia da PUCRS, pesquisador do Instituto do Cérebro do RS e professor e pesquisador na Aarhus University, na Dinamarca. Sua hipótese relaciona modificações duradouras nos sistemas imunológico e neuroendócrino decorrentes de exposição precoce a estressores graves à alterações comportamentais e cognitivas.
Profa. Dra. Samia Joca
Professora Associada do Departamento de Biomedicina da Aarhus University, Dinamarca e Universidade de São Paulo, Brasil. Sâmia Joca tem trabalhado na investigação sobre os efeitos antidepressivos rápidos e sustentados do Canabidiol (CBD) e seus mecanismos.
Prof. Dr. Thiago Wendt Viola
Professor da Escola de Medicina da PUCRS e membro do Developmental Cognitive Neuroscience Lab (DCNL). Seu foco de pesquisa são as consequências cognitivas, neurobiológicas e epigenéticas de estressores e experiências adversas ao longo do desenvolvimento infantil, em modelos clínicos e pré-clínicos.