- Alunos (49)
- Professores (5)
Eu nunca tinha ficado mais de um mês longe da minha família e meus amigos, porém a ideia de fazer intercâmbio sempre foi uma vontade, sair da zona de conforto, conhecer pessoas, lugares e culturas diferentes. Quando soube que a PUCRS possuía convênio com várias Universidades internacionais me encantei e comecei a pesquisar. Demorei muito tempo para realmente correr atrás da documentação, tanto que faltaria um ano para me formar, ou seja, seria a minha última oportunidade de realizar esse sonho.
Para ser sincera, Portugal nunca tinha sido uma opção por ter um certo “preconceito” em continuar tendo aulas com a minha língua-mãe, porém tendo em vista que as legislações portuguesa e brasileira serem muito semelhantes, me joguei e me inscrevi para concorrer uma vaga na Universidade do Porto. Com certeza foi uma escolha incrível que eu nunca irei me arrepender, Portugal me escolheu e eu me sinto em casa quando estou na cidade do Porto, conheci pessoas incríveis que fazem o intercâmbio valer a pena, tanto as que conheci da PUCRS antes que vir quanto as que tive a oportunidade de conhecer aqui. Com certeza, um dos motivos de ter me apaixonado pelo Porto foi o pôr do sol incrível (quase tão lindo quanto o de Porto Alegre). A Universidade do Porto é muito acolhedora com os alunos internacionais, existem vários eventos para que as pessoas se conectem e para conhecer a cidade e a universidade.
Quando a data do embarque se aproximava ao mesmo tempo que eu estava totalmente ansiosa para que o momento chegasse eu estava calma porque a ficha não caia, ficar esses meses longe dos amigos e da família é um desafio muito grande, e, por vezes, dolorosa, ainda bem que existe Whatsapp e Facetime para matar a saudade quando ela bate. Me sinto muito grata pela minha família, pela PUCRS e pela equipe da mobilidade acadêmica que fez com que meu sonho se realizasse, estou há 4 meses na cidade do Porto, já me sinto parte daqui, tenho certeza que a volta vai ser triste, por ter que me despedir da tranquilidade de sair sozinha na rua, das aulas. Mas ficarei com vontade de conhecer cada vez mais esse mundo.
Júlia Adolfo Schein é aluna da Escola de Direito e está na Universidade do Porto, em Portugal, pelo edital de Acordos Bilaterais da Mobilidade Acadêmica.