- Alunos (49)
- Professores (5)
Participar do Programa de Mobilidade Acadêmica da PUCRS foi a melhor experiência que eu vivenciei na vida! Fui com muito medo e com muita incerteza do que me aguardava em San Diego, e, quando cheguei lá, me surpreendi com a minha rápida adaptação à vida na Califórnia – como se fosse muito difícil, afinal é um lugar incrível! A San Diego State University (SDSU) recebe intercambistas de todos os lugares do mundo e eu tive a chance de conhecer um pessoal muito legal por lá.
A troca de cultura e os aprendizados que a vivi são as coisas que mais vou guardar desta experiência ímpar, assim como todas as lembranças que construí. Durante a minha mobilidade, eu tive de aprender a me virar com a rotina de um dormitório de universidade, dividindo quarto com uma chinesa e tive de aprender a conviver com culturas muito diferentes da nossa, fazendo amizade com pessoas de muitas nacionalidades diferentes.
A minha melhor amiga durante a mobilidade era de Taiwan! Quando que eu iria imaginar que alguém de tão longe do Brasil poderia se tornar uma grande amiga no intercâmbio? Além disso, a SDSU é uma universidade muito legal, que busca envolver os intercambistas nas mais variadas atividades, para que possamos viver ainda mais intensamente o nosso período por lá. E passa tão rápido! Quando percebi que já estava quase na hora de voltar para casa, fiquei triste de ter que dizer tchau para aquele lugar incrível e para as pessoas amáveis e queridas que eu conheci por lá. Com certeza, vou guardar com muito carinho todos os momentos que vivi em San Diego!
Francene Wosniak Severo é aluna do curso de Engenharia de Produção e participou do Programa de Mobilidade Acadêmica na San Diego State University, nos Estados Unidos.