- Alunos (49)
- Professores (5)
Normalmente, a América Latina não é uma opção entre muitos estudantes, porém para mim sempre foi algo a se considerar tanto pela cultura quanto pela latinidade que compartilhamos, acho que deveriam ser países muito interessantes para se considerar. Os países são próximos ao Brasil e tem culturas e paisagens riquíssimas.
Vim estudar no Chile na cidade de Santiago, na Universidad Mayor, em março de 2019. Sou estudante de Psicologia do sétimo semestre e o modo de educação e as linhas teóricas principais são bem diferentes dos que temos no Brasil e na PUCRS. Consegui conhecer o Sistema Público de Saúde do Chile em relação a saúde mental, como também fiz atendimento junto com os outros estudantes em espanhol, o que foi uma baita experiência.
Santiago é uma cidade muito rica culturalmente, sempre tem eventos culturais e muitas festas para “bailar reggaeton”. Vivi na comuna de Providência que é extremamente segura, o único porém é que o Chile é muito caro, mas claro, sabemos que é um dos países mais caros da América Latina. Além da experiência acadêmica e na cidade de Santiago, fiz pequenos mochilões no decorrer da minha estadia em Santiago com meus amigos, que eram meus “roomies”.
Conheci muitas cidades do Chile, além de Santiago, o que é muito bom para conhecer as outras regiões do Chile, como também a pluralidade cultural que existe nesse país. Conheci mais de 10 cidades, entre elas: Pucón, Valparaíso, Viña del Mar, Isla Negra, Arica, Melipilla, Iquique, Calama e San Pedro de Atacama. Também passei pelas províncias próximas a essas cidades. Além do Chile, também conheci duas cidades do Peru: Cuzco e Arequipa.
Minha dica é que os estudantes considerem a América Latina. Você pode tanto viajar para vários destinos diferentes dentro de um país, como também pode ir para os países fronteiriços. O que mais vale é ir de ônibus se não quer ir de avião.
Fui de ônibus de Calama a Arequipa e de Arequipa a Cusco: um total de 32h, porém sempre tem diversas promoções de passagens na internet, o que torna mais fácil ir de avião para muitos destinos. E o plus é: sai com o espanhol fluente, claro que eu já tinha experiência na língua, mas é superpossível sair com o idioma bem avançado.
Foi uma experiência maravilhosa não só para a minha vida acadêmica e profissional, como também para minha vida pessoal. Muchas gracias a la PUCRS y la UMayor por proponer ese intercambio! Muchas gracias al Santander Iberoamericanas por proponer las becas a los estudiantes latino-americanos.
Gabriela Touguinha é aluna de Psicologia e em 2019 embarcou para a Universidad Mayor, no Chile, como bolsista do Programa Ibero-Americanas do Santander Universidades.