- Alunos (49)
- Professores (5)
Fazer um intercâmbio internacional em plena pandemia não foi uma decisão fácil, mas encarei o desafio e posso dizer que tomei a melhor decisão. Sou Mike Steyvanne, estudante de Arquitetura e Urbanismo, e através da bolsa Santander de Apoio a Mobilidade Internacional pude estudar em 2021/01 aqui na Universidade de Lleida, na Espanha. Por ter gostado tanto, inclusive, estendi minha mobilidade para mais 6 meses, para 2021/02. Quando cheguei em janeiro, é verdade que tudo estava mais restrito, mas isso não me impediu de desfrutar da cidade, da universidade e desse país com tantas culturas diferentes.
Estar em mobilidade é se questionar a todo momento sobre velhos paradigmas, é se desafiar a introduzir-se em uma nova cultura, em um novo idioma, é se permitir conhecer outras pessoas e se mostrar receptivo para ouvir e aprender, é uma troca de experiências fascinante.
Aqui na Espanha já conheci pessoas de muitos lugares diferentes que me proporcionaram muitas experiências. A cidade de Lleida é relativamente pequena e o custo de vida é barato, e além disso está muito perto de Barcelona, das montanhas e da praia, o que a torna muito estratégica e atrativa. Outra coisa muito legal é que aqui na Catalunha a cultura se diferencia um pouco de outras regiões da Espanha, o que torna o intercâmbio ainda mais enriquecedor, como o idioma, por exemplo.
Além de estudar, tive a oportunidade de estagiar no departamento de projetos de uma empresa, me possibilitando, além de tudo que o intercâmbio pode me oferecer, experienciar o cotidiano laboral aqui. Voltarei para o Brasil com muita saudade no coração.
Mike Steyvanne Miranda De Andrade é acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica e está em seu período de mobilidade acadêmica na Universitat de LLeida, na Espanha.