- Alunos (49)
- Professores (5)
De fato, estudar no exterior sempre envolve uma mudança, uma transformação. A menos de um mês estou vivendo um sonho que, até então, era uma experiência que me remetia ao sentimento de insegurança, afinal, estaria em outro país, sozinha e me comunicaria em outra língua, porém, fazer intercâmbio é sair da rota normalmente percorrida. É deixar de lado a rotina, é ir além, porque ao sair da ”zona de conforto” nunca sabemos o que vamos encontrar ou o que vamos passar nessa nova aventura. Por mais planos que eu tenha feito e refeito, inúmeras vezes não saíram como o planejado e isso torna ainda mais emocionante, porque tive que lidar com o imprevisto, possibilitando assim me deparar com o novo.
No momento em que decidi ultrapassar a barreira do conhecido, me permiti fazer coisas que até então não passavam pela minha cabeça, como por exemplo: apresentar um trabalho, sozinha, na língua local, na segunda semana de aula, o que foi um desafio, afinal, estou em fase de aprofundamento de um espanhol fluente. Jamais imaginei estar pronta para isso, porém ao chegar na Espanha percebi que a vivência diária está me permitindo ser apta para tal: o contato com a língua, com a cultura, inclusive com estudantes de outros países e o descobrimento que sou capaz de voar alto é algo gratificante.
Inúmeras vezes a saudade toma conta e se torna o protagonista principal da história. Isso é normal, porém faço das pessoas que divido a moradia, que troco experiências e vivências minha família – chineses, mexicanos, alemães, brasileiros e indianos – eles são também parte desse quebra-cabeça. Compartilhamos histórias, culturas e o principal: somos uns para os outros a mão amiga que apoia e ajuda no momento que todos que amamos estão longe, porém torcendo por cada conquista nossa neste período.
Posso afirmar que estou realizando o sonho que tanto almejei, desde que entrei na PUCRS – o tão ambicionado intercâmbio. Não foi fácil, mas todo esforço é compensatório e transformador!
Stefanie Ilher é estudante da Escola de Direito e está em período de mobilidade acadêmica na Universidade de Vigo, na Espanha.