Experiências para a vida toda, no norte de Portugal
A cidade fica a menos de 30km da Espanha o que a torna ainda mais distinta quanto a sua cultura e tradições, pois encontramos caracteristicas dos dois países. Costumo dizer que foi Bragança que me escolheu, pois tinha feito a seleção para outra cidade, não deu certo e ao enviar meus documentos para o IPB como uma nova chance, em menos de uma semana eu fui aceita.
A fundação da cidade data de 1187 e atualmente tem em torno de 34.500 habitantes. Possui um castelo no centro histórico cuja história vem desde a fundação da cidade e que só foi terminado por volta de 1439 com a construção da última torre. Ele possui uma lenda também de uma princesa que viveu lá por muitos anos.
A universidade possui seu campus centralizado na cidade e dividido em escolas (de Saúde, Agrária, Educação e Tecnologia e Gestão). Famoso por trazer muitos alunos internacionais e até mesmo de outras regiões de Portugal, o IPB hoje possui mais de 7 mil estudantes matriculados. O diferencial que encontrei aqui foi a variedade de atividades gratuitas oferecidas pela universidade, que vão desde esportes até grupos de música e de leitura e a grande ajuda que outros alunos dão aos que chegam na cidade sem saber por onde começar.
A qualidade dos professores também chama atenção, assim como as bibliotecas (cada Escola tem a sua), os recursos disponiblizados e a estrutura física e online oferecida pelo IPB. Além disso, em parceria com uma empresa de viagens, eles promovem excursões de baixo custo para os estudantes. Assim, eu já fui a Salamanca, Porto, Aveiro, Coimbra, Madri, Fátima, Nazaré e Batalha. Em maio, teremos mais uma para o Algarve. Com certeza está sendo uma experiencia incrivel que foi levar para sempre e quero carregar comigo quando retornar à PUCRS!
Vitoria Ballve Borba é aluna da Escola de Humanidades e viveu um semestre de mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança, no norte de Portugal.
Posts Relacionados