- Alunos (49)
- Professores (5)
Me chamo Carlos Eduardo Feijó e venho lhes contar como foi minha experiência de intercâmbio no Uruguai na Universidad Católica del Uruguay – UCU. Durante o meio ano no país pude vivenciar momentos que não poderia prever e imaginar.
A Universidad Católica del Uruguay possui um ambiente aconchegante e uma infraestrutura de qualidade. Fui muito bem acolhido pela universidade, tendo sido recebido por pessoas prontamente dispostas a ajudar e facilitar o processo de adaptação e aprendizado. Também, foram realizados momentos de confraternização entre os estudantes uruguaios e os estrangeiros, por meio de passeios e viagens, atividades recreativas e de ensino.
Neste período, cursei disciplinas do meu currículo normal e para estrangeiros. As disciplinas para o público estrangeiro, sem dúvidas, foram as mais surpreendentes e emocionantes, e mudaram completamente a experiência de intercâmbio. Com as disciplinas de Literatura Uruguaia e Espanhol foi possível conhecer mais sobre os costumes, a história e as peculiaridades desse país, e aprimorar os conhecimentos na língua. Além disso, conheci estudantes do mundo inteiro que, por sua vez, se tornaram grandes amigos.
Assim como, pude participar de um projeto de voluntariado junto à universidade, onde tivemos a extraordinária oportunidade de atender as demandas educacionais e recreativas de uma comunidade com carência socioeconômica na periferia da cidade de Montevideo, realizando atividades com crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade.
Ademais, o intercâmbio me possibilitou conhecer o Uruguai. Desfrutei de diversos museus, como os Museo Nacional de Artes Visuales e Museo Torres García, considerados como algumas das mais importantes instituições do país. Visitei pontos históricos famosos tais como o Palacio Salvo, Teatro Solis, Mercado del Puerto e a Plaza Independencia, bem como, pontos turísticos como Colônia do Sacramento, Punta del Este, Piriápolis e Cabo Polonio, que possuem passeios incríveis e natureza de beleza exuberante.
Contudo, posso afirmar que essa oportunidade foi extremamente gratificante, tanto no aspecto de crescimento pessoal, como para minha formação profissional e educacional. ¡Gracias Uruguay!
Carlos Eduardo Viana Feijó é estudante de Administração, da Escola de Negócios, e realizou mobilidade acadêmica na Universidad Católica del Uruguay, no Uruguai, como bolsista do Programa Ibero-Americanas, do Santander Universidades.