- Alunos (49)
- Professores (5)
Em setembro de 2018, deixei Porto Alegre para cursar o último semestre de Administração de Empresas na Paris School of Business, na França. A ideia era ficar quatro meses, tempo suficiente para terminar os estudos e voltar para me formar. Mas as coisas mudaram no meio do caminho.
Depois de um mês longe de casa, percebi que apenas o tempo previsto seria curto para que eu pudesse ter uma experiência que fizesse a diferença que eu esperava. Cheguei na França sem falar francês e sem muita ideia do que faria após o fim do intercâmbio, o que só alimentou a minha vontade de prolongar minha estadia. Com essa expectativa em mente, comecei a procurar trabalho, tarefa difícil quando não se tem o domínio da língua falada em todas as empresas. A partir daquele momento, comecei a estudar francês em casa, todos os dias, o que tornou possível algo que jamais imaginaria: fui selecionado para trabalhar na Disneyland Paris.
O plano inicial de fazer um intercâmbio acadêmico, que me abriria a possibilidade de passar alguns meses fora de casa, tornou-se uma história extremamente marcante e rica na minha vida. Aprendi novas línguas, conheci mais de 10 países diferentes, fiz amizades por todo o mundo com os mais diversos tipos de pessoas e tive uma experiência de trabalho absolutamente mágica.
Posso garantir que o meu maior aprendizado foi entender que devemos sempre ter a mente aberta para tudo, sem medo do inesperado. Tudo isso foi e tem sido tão positivo, que continuo na França trabalhando, sem saber onde estarei daqui a dois meses e sempre disponível para percorrer novos caminhos.
Pedro Braccio Zawislak é estudante de Administração da Escola de Negócios e participou do Programa de Mobilidade Acadêmica na Paris School of Business, na França.