- Alunos (49)
- Professores (5)
Antes da inscrição no edital de mobilidade acadêmica da PUCRS, eu não sabia ao certo para onde gostaria de ir. Muitas pessoas me sugeriram Portugal, primeiramente pela proximidade curricular com o Brasil, mas também por ser um país lindo e com pessoas acolhedoras. Pude confirmar todos estes aspectos ao chegar aqui.
A Universidade do Porto – em especial, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – recebeu-me muito bem, buscando explicar a todos os estudantes de mobilidade o funcionamento da instituição e também aspectos práticos da vida em Portugal. Foi-me atribuída uma buddy, que me apresentou o prédio onde estudo e até mesmo me ajudou com assuntos extraclasse. Os professores são muito atenciosos e dispostos a auxiliar os intercambistas no que for necessário. Também os colegas – sejam eles portugueses ou estrangeiros – tornam o ambiente de aprendizado mais amigável e, ao mesmo tempo, instigante, pois há muita participação em aula.
As disciplinas que escolhi são um tanto diferentes daquelas que já cursei ou vou cursar no Brasil. É extremamente enriquecedor poder observar algumas temáticas sob outra perspectiva, ou mesmo conhecer novos temas.
No início de outubro, a Universidade do Porto realizou um evento de recepção a todos os alunos de mobilidade que estudarão aqui este semestre, de diversos países e cursos. Houve apresentações musicais e de dança, comida e distribuição de kits com produtos da universidade. Lá, encontrei muitas pessoas que havia conhecido aqui no Porto e me diverti muito!
Acredito, com base na minha experiência até agora, que este período de intercâmbio vai ser fantástico para minha trajetória acadêmica e pessoal. Estou muito animada para tudo o que essa universidade pode me oferecer!
Betina Schaurich é estudante de Psicologia, na Escola de Ciências da Saúde e está na Universidade do Porto, em Portugual, no segundo semestre de 2018.