Pesquisadores da PUCRS são reconhecidos internacionalmente por novas pesquisas em Ciências Aeronáuticas
Professor da Escola Politécnica Lucas Bertelli Fogaça realizou publicação no Journal of Cognitive Engineering and Decision Making, dos Estados Unidos
O professor e coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS Lucas Fogaça teve pesquisa publicada no Journal of Cognitive Engineering and Decision Making, um periódico acadêmico do Estados Unidos revisado por pares que cobre estudos sobre cognição humana e sua aplicação ao desenvolvimento de interface de sistemas e automação. A pesquisa publicada intitula-se Airline Disruption Management: A Naturalistic Decision-Making Perspective in an Operational Control Centre e é resultado da dissertação de mestrado do docente orientada pelo professor e Decano da Escola de Negócios Éder Henriqson.
O estudo se propõe a aprofundar o entendimento sobre a tomada de decisão que ocorre em Centros de Controle de Operações (CCOs) responsáveis pela coordenação de toda a malha de voos e responder à eventos que interrompem o fluxo de voos, como meteorologia, manutenção, atrasos e outros. O artigo publicado por Fogaça e Henriqson teve a colaboração de outros 2 co-autores: o professor Dr. Guido Carim Jr. da Griffith University (Austrália), e o egresso do curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS Me. Felipe Lando, também do Programa de Pós-Graduação em Administração.
De acordo com Fogaça, “é fundamental buscar publicar as pesquisas decorrentes das nossas trajetórias na pós-graduação”: além de publicizar os avanços na trejetória dos pesquisadores, tabém incentivam a atuação dos orientadores e a pontuação dos programas de pós graduação, dando visibilidade a todos os envolvidos e, neste caso, uma contribuição para a pesquisa na indústria de aviação civil. “É uma demonstração da nossa capacidade não só de transmissão de informação e geração de conhecimento, mas também de pesquisa, desenvolvimento e formação de opinião e novos conceitos”, celebra.
Novas contribuições para o Campo de Ciências Aeronáuticas
Em um ambiente em que diversas variáveis podem afetar o andamento dos voos, as companhias aéreas precisam operar para realizar ajustes constantes para manter a continuidade das operações. Para isso, existe o Centro de Controle de Operações (CCO), a principal estrutura responsável por garantir uma operação contínua e rentável. Fogaça explica que grande parte dos estudos desenvolvidos mundialmente, até então, se concentram nas decisões centralizadas no Coordenador de Voos, porém a pesquisa realizada pelo professor da PUCRS sugere novas abordagens.
A pesquisa apresenta que a tomada de decisão de forma distribuída e descentralizada, contando com a colaboração de diversos outros peritos de diferentes áreas e que permitem ao Coordenador de Voo sua tomada de decisão. Outro ponto é que peritos de cada área estão constantemente e ativamente procurando sinais de interrupção enquanto monitoram a operação normal e reequilibram os recursos, efetivamente emprestando seu repertório de tomada de decisão e exértose ao sistema. Além disso, de acordo com o estudo, especialistas da área contam com um repertório de estratégias que permite para implantar e desenvolver soluções inovadoras em cenários dinâmicos e que a resiliência do sistema frente às interrupções emerge da combinação destes repertórios dos diferentes integrantes (decisores) do CCO.
Com estas contribuições, Fogaça teve o reconhecimento científico do periódico norte-americano Journal of Cognitive Engineering and Decision Making, publicado pela SAGE Publications em associação com a Human Factor and Ergonomics Society (HFERS). Fogaça comenta que publicações internacionais como esta, especialmente em periódicos reconhecidos, são um atestado da qualidade do trabalho produzido. “Este tipo de iniciativa amplia o respeito que conseguimos enquanto profissionais, algo que se reflete também na seriedade do curso e da instituição”, finaliza o docente.