Pesquisadores da Itália ministram curso no Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Visitantes internacionais abordam sobre políticas de inclusão e boas práticas na psicologia para comunidade LGBTQ+
Foto: Matheus Gomes
Nesta semana, a PUCRS recebeu uma comitiva de professores da Sapienza Università di Roma e da Università degli Studi di Napoli Federico II, da Itália. Os docentes estão na universidade para ministrar o curso intitulado LGBTQ+ Psychology in Developmental and Clinical Settings, com duração de cinco dias, voltado para estudantes, pesquisadores e professores da PUCRS e da UFRGS em diferentes níveis do conhecimento.
Os professores Roberto Baiocco, Jessica Pistella, Agostino Carbore, Fiorenzo Laghi e Cristiano Scandurra ministram as aulas. A iniciativa formativa tem como objetivo difundir os conhecimentos adquiridos pelo Departamento sobre estudos da comunidade LGBTQ+ e compartilhar os novos modelos sustentáveis de desenvolvimento local de gênero em uma perspectiva inclusiva e ecológica.
Dentre os temas apresentados no curso estão as diretrizes de identidades sexuais e de gênero (LGBTQ+) e boas práticas e políticas eficazes para a inclusão de minorias sexuais e de gênero no Brasil. Assim como, discutem assuntos como heteronormatividade e discriminação, cuidados na saúde para pessoas transgêneros e não-binárias e relação familiar entre pessoas do mesmo sexo.
A comitiva de professores tem como anfitriões os pesquisadores da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Angelo Brandelli Costa e Adriane Xavier Arteche. Em momento de boas-vindas no Escritório de Cooperação Internacional (ECI), o grupo foi recebido pela Coordenadora Executiva do ECI para discutir iniciativas em parceria e conhecer mais da infraestrutura da PUCRS.
-
-
-
Fotos: Matheus Gomes