Pesquisador lidera investigação na University of Oxford pelo PUCRS-PrInt
Professor José Luís Ferraro está atuando como professor visitante no Reino Unido
Foto: Arquivo pessoal
O professor José Luís Ferraro está na University of Oxford, no Reino Unido, pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt), vinculado ao tema prioritário “Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade. O pesquisador vem desenvolvendo junto aos pesquisadores da universidade britânica uma investigação sobre o science capital engagement, com o objetivo de desenhar estratégias para aumentar o engajamento de alunos em pautas científicas.
“A ideia, ao desenhar estratégias de science engagement é, ao aumentar o capital científico dessas pessoas, esperar por um aumento do número de cientistas com impacto futuro na produção tecnológica e transferência de conhecimento, impactando na economia do país”, comenta Ferraro.
Educação em museus
Trabalhar com o conceito de science capital em espaços formais e não formais de educação vem ao encontro de uma temática muito cara ao pesquisador: a educação em museus de ciências e a relação museu/escola. “A partir da necessidade de repensarmos a educação em ciências no Brasil, vim buscar em Oxford possibilidades que possam ser aplicadas também em nosso país, no sentido de contribuir com a discussão”, conta o pesquisador.
Tendo como base o University of Oxford Museum of Natural History e o Department of Education, Ferraro aponta para uma importante e atual preocupação relacionada à educação em Ciências no Reino Unido: “Aqui, entre outras coisas, há uma preocupação relacionada a quem serão os cientistas do futuro. É exatamente aí, que entra a escola e os museus de ciências: é preciso uma educação em ciências que mais do que encante, sensibilize”, completa. José Luís Ferraro fica em Oxford até o mês de fevereiro de 2020, quando retorna às atividades na PUCRS.