08/05/2019 - 11h38

Pesquisador do PUCRS-PrInt realiza missão na Espanha e Portugal

Eduardo Cassel alinhou projetos em cooperação no Instituto de Ciências Agrárias e na Universidade Nova de Lisboa

2019_05_08_eduardo_cassel_print_arquivo_pessoal2

Eduardo Cassel (à dir) durante missão ao Instituto de Ciências Agrárias. Fotos: Arquivo pessoal

O coordenador do projeto Tecnologia, energia e recursos naturais, novos rumos para a sustentabilidade Eduardo Cassel esteve em missão no exterior em abril, participando de atividades na Espanha e Portugal através do PUCRS-PrInt (Edital 02/2019 – Missões de Trabalho no Exterior). Durante o período no exterior, o docente participou da 17th European Meeting on Supercritical Fluids (EMSF 2019) e 7th European Meeting on High Pressure Technology na Ciudad Real, além de passar pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), em Madri, e pela Universidade Nova de Lisboa, na capital portuguesa.

Cooperação PUCRS e ICA

Vinculado ao tema prioritário Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente, Cassel comenta que a missão possibilitou reforçar o interesse da PUCRS em ter um convênio de cooperação com o CSIC. Este é considerado o maior centro de pesquisa da Espanha, atuando em todas as áreas do conhecimento e com institutos espalhados em todos os estados do território espanhol. Atualmente, a Universidade mantém convênio apenas com o ICA.

Durante a visita ao ICA, foram definidas as novas estratégias de pesquisa e formação de recursos humanos no tema biopraguicidas. “Há um histórico de cooperação desde 2011 entre os grupos de pesquisa da PUCRS e da instituição espanhola sobre o tema”, afirma.

Aproximações com a Universidade de Nova Lisboa

Já a missão em Portugal, segundo Cassel, teve o objetivo de concretizar uma parceria sobre o tema solventes eutéticos profundos. “Há mais de um ano foram iniciados os contatos e os primeiros trabalhos sobre o tema e nesta missão foram definidas ações concretas de pesquisa e de formação de recursos humanos para os próximos quatro anos”, adiciona o pesquisador. O tema de estudos deve ser implantado no Laboratório de Operações Unitárias (LOPE) da Escola Politécnica.

Além disso, a visita possibilitou alinhamentos para envio de pós-graduandos à universidade portuguesa para formação nesta área, além da possibilidade de receber professores visitantes na PUCRS para apoio na implementação da nova tecnologia na Universidade.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias