Perspectivas do sul global em foco durante visita de pesquisadora da África do Sul
Christle de Beer, da Stellenbosch University, integra projeto sobre dinâmicas de ecossistemas de inovação
Foto: Thais Gonçalves
Na última semana a PUCRS recebeu a visita da professora da Stellenbosch University, da África do Sul, Christle de Beer. A docente integra o projeto Dinâmicas de Ecossistemas de Inovação em Países em Desenvolvimento do Programa de Cooperação Científica Estratégica com o Sul Global (CAPES/COOPBRASS), uma parceria com a Universidade de Antioquia (Colômbia), Unisinos e UFRGS. O projeto visa a ampliação do entendimento sobre como ocorrem as dinâmicas da governança em ecossistemas de inovação de países em desenvolvimento.
A visitante esteve no Escritório de Cooperação Internacional da PUCRS acompanhada pelos professores da Escola de Negócios Edimara Luciano, Frederike Mette e Lucas Roldan. Na ocasião, pode conhecer um pouco mais sobre a estrutura da Universidade e suas conexões com diversos países.
A visita da docente sul-africana representa a retomada do projeto que teve uma pausa durante a pandemia. “O foco dos projetos COOPBRAS são no sul global, ou seja, há um foco de desenvolvimento de conhecimento local e menos conhecimento do norte global aplicado no sul. O conhecimento do norte global nem sempre considera as características, tais como infraestrutura, cultura, modus operandi, dos países do sul global”, explica Edimara.
A partir da visita de Christle de Beer, novos doutorandos devem realizar doutorado sanduíche na África do Sul e Colômbia, além da publicação de artigos envolvendo a discussão da inovação social em uma perspectiva do sul global.