12/12/2024 - 10h49

Nova gestão da PUCRS toma posse com compromisso de seguir legado de inovação, inclusão e excelência

Inspirado por valores de gratidão, paixão e esperança, Ir. Manuir Mentges lidera a nova administração superior no compromisso de transformar desafios em oportunidades para o futuro

Foto: Giordano Toldo

“Olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”. Foi esta a mensagem que Ir. Manuir Mentges, recém-empossado reitor da PUCRS, compartilhou com a comunidade presente no evento Celebrar em Comunidade, ocorrido nesta quinta-feira (12), no Centro de Eventos da PUCRS. A solenidade marcou a posse da nova administração superior da Universidade para o próximo quadriênio (2025-2028), e contou com a presença do cardeal e chanceler da PUCRS, Dom Jaime Spengler, lideranças da PUCRS, autoridades, Irmãos Maristas, comunidade acadêmica e familiares da nova gestão.

“É com imensa honra, profundo senso de responsabilidade e compromisso que assumo, hoje, o cargo de reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ao receber essa missão, tenho plena consciência da magnitude do desafio, mas também da imensa confiança que a Entidade Mantenedora, nosso chanceler, a comunidade acadêmica e a Igreja depositam em mim para o exercício de uma liderança servidora à nossa universidade nos próximos quatro anos”, disse Ir. Manuir Mentges durante seu discurso.

Orientado pelas palavras do Papa Francisco, o novo reitor da PUCRS pautou a sua fala nestes três propósitos: gratidão pelo passado, agradecendo à trajetória inspiradora de Ir. Evilázio nestes 20 anos de reitoria – 12 como vice-reitor e oito como reitor; paixão pelo presente, compartilhando com a comunidade acadêmica o entusiasmo pela oportunidade de contribuir para a história de excelência da PUCRS; e esperança no futuro, pontuando a importância do planejamento estratégico 2023/2027 para a construção e manutenção de uma universidade sustentável e visionária.

“Trabalharemos – e faço questão aqui de enfatizar a primeira pessoa do plural, porque formamos um único corpo – para assegurar uma educação, pesquisa e serviços de excelência, priorizando a inclusão, a criatividade e a pluralidade, criando um ambiente no qual cada indivíduo possa se desenvolver plenamente sem perder o senso de comunidade. Seguiremos fomentando o bem-estar e a qualidade de vida de nossa comunidade acadêmica, promovendo uma educação que não apenas forme profissionais qualificados, mas também cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade”, afirmou.

Ao lado do vice-reitor, também empossado nesta ocasião, Ir. Marcelo Bonhemberger, o reitor destacou que o trabalho da nova gestão será realizado de maneira transparente, colaborativa, ágil e focada em diretrizes claras:

  • Excelência em todas as frentes de atuação;
  • Comunidade universitária inclusiva, plural e criativa;
  • Pessoas no centro de cada experiência;
  • Gestão ágil comprometida com resultados;
  • Vetor de desenvolvimento para a sociedade;
  • Responsabilidade social, ambiental e de governança;
  • E um portfólio competitivo e sustentável conectado às demandas de nosso tempo.

Irmão Deivis Alexandre Fischer, Ir. Manuir Mentges e Ir. Marcelo Bonhemberger. / Foto: Giordano Toldo

Universidade tem compromisso com gerar impacto real na sociedade 

Durante seu discurso, Ir. Manuir destacou os principais pilares com os quais a nova gestão está comprometida, entre eles, a promoção da inclusão, da equidade e da justiça social; a potencialização da inovação, geração de impacto e valor para a sociedade, transformação de conhecimento em desenvolvimento, e formação de pessoas capazes de mudar o mundo para melhor; investimento em práticas sustentáveis e no desenvolvimento de iniciativas que integrem a pesquisa, ensino, extensão e inovação em prol da preservação da casa comum e mitigação dos efeitos da crise ecológica; promoção do pensamento crítico e o florescimento das artes, e construção de uma sociedade mais justa e mais rica em diversidade cultural; no campo da sustentabilidade financeira, a busca por maior eficiência, compartilhamento de recursos, parcerias estratégicas e portfólio de cursos e serviços atualizados e atrativos.

“A educação é e sempre será a prioridade das prioridades, tanto ao interno da Universidade como objeto sobre o qual a universidade se debruça para também dar sua contribuição na Educação Básica, na formação de professores, no desenvolvimento de aportes teóricos e metodológicos ao sistema público e privado, incidência nas políticas públicas e, numa visão mais ampla, o trabalho em prol da educação como grande agente transformador da humanidade”, pontuou.

Confira o discurso completo

Gratidão e legado: reflexões de despedida do Irmão Evilázio

Foto: Giordano Toldo

O Irmão Evilázio Teixeira encerra sua trajetória como reitor da PUCRS após duas décadas de dedicação e liderança. Ao longo de 12 anos como vice-reitor e oito como reitor, ele conduziu a universidade em um período marcado por transformações significativas. Sob sua gestão, a PUCRS se consolidou como referência em ensino, pesquisa e extensão, alcançando reconhecimento nacional e internacional.

Sua liderança foi guiada pela visão de tornar a PUCRS uma instituição inovadora, relevante e conectada às demandas da sociedade contemporânea. Durante sua fala de despedida, Irmão Evilázio destacou a importância do trabalho em equipe:

“Gratidão a todos que, com seu engajamento, elevaram a universidade a novos patamares. Estamos criando uma nova universidade para uma nova sociedade.” 

Irmão Evilázio expressou profundo agradecimento à Entidade Mantenedora, aos Irmãos Maristas, à comunidade acadêmica e aos seus familiares, especialmente aos seus pais, Ari e Ignez, cuja memória amorosa o inspirou ao longo da vida.

“Gostaria de iniciar este último discurso como reitor com o mesmo agradecimento inicial que fiz por ocasião de minha posse em 2016. Gratidão àqueles que me apoiaram na jornada e dividiram comigo a missão de conduzir esta Universidade”, pontuou.

Para marcar este momento de transição, um vídeo apresentado durante a cerimônia sintetizou os avanços e conquistas dos últimos anos, reforçando o compromisso da PUCRS com a formação de profissionais e cidadãos preparados para transformar o mundo. Veja mais aqui.

Em suas palavras finais, Irmão Evilázio desejou sucesso à nova gestão, liderada pelo Irmão Manuir Mentges, e reafirmou sua confiança no futuro da PUCRS:

“Desejo à nova gestão êxito, discernimento, sabedoria e coragem para seguir colocando em marcha novas ideias e ações que respondam aos apelos da sociedade e assegurem a relevância e a perenidade da nossa universidade.” 

Também estiveram presentes o Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia e Presidente da União Brasileira de Educação e Assistência, Irmão Deivis Alexandre Fischer, o Procurador-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz, a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, o Secretário Municipal da Saúde, Fernando Ritter, e o Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Ir. Rogério Mateucci.

Na abertura do evento, o Coral da PUCRS, sob regência do maestro Márcio Buzzato, apresentou a música Novo Tempo, de Ivan Lins.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias