A PUCRS oferece aos alunos de graduação, através do Programa de Mobilidade Acadêmica – PMA, a oportunidade de estudar em uma Universidade Estrangeira Conveniada, por, no mínimo, um (1) semestre acadêmico e podendo solicitar prorrogação de mais um (1) semestre (a ser aprovado ou não pela PUCRS e instituição parceira), com a possibilidade de aproveitamento dos créditos, no retorno à PUCRS, além da valiosa experiência cultural.
O estudante deverá escolher a Universidade de destino de acordo com a compatibilidade de curso e a oferta disponibilizada na relação de vagas quando e edital estiver aberto.
Quando os editais de pré-seleção estiverem abertos, o que geralmente ocorre em janeiro e julho, o aluno interessado deve acessar o edital em https://www.pucrs.br/internacional/mobilidade-academica/estude-no-exterior/editais/ e verificar se cumpre os requisitos para inscrição, verificar se há o curso de interesse nas instituição com vagas (deve ser verificado pelo aluno)e em caso positivo, marcar horário com a coordenação de curso na PUCRS para a elaboração do plano de estudos, após deverá enviar para mobilidade.out@pucrs,br a documentação para inscrição (conforme consta no edital).
O aluno continuará pagando na PUCRS normalmente as mensalidades durante o (s) semestre (s) de intercâmbio (mínimo de 12 créditos), ficando, dessa forma isento do pagamento da matrícula e mensalidades na Universidade de destino. É importante lembrar que quando você estiver realizando o intercâmbio, não “tranca” a matrícula na PUCRS, mas passa para a condição de “ALUNO EM MOBILIDADE”.
Gastos como hospedagem, alimentação, aquisição de bibliografia, materiais didáticos, passagem aérea, taxas de visto, seguro saúde e demais gastos pessoais são de responsabilidade do aluno.
Não, no momento da inscrição o aluno deve estar matriculado na PUCRS e permanecer matriculado durante todo o período de intercâmbio.
As vagas são limitadas e dependem de cada área e da Universidade de destino, existem Universidades muito concorridas. É importante saber que todos os candidatos deverão participar de processo seletivo.
Na maioria dos casos, o aluno brasileiro deve ter conhecimento intermediário da língua do país de destino. Algumas universidades exigem a aprovação em exame internacional, como, por exemplo, o TOEFL ou IELTS, para a língua inglesa e outras instituições aceitam a prova de proficiência da PUCRS (a ser aplicada no edital para alunos inscritos).
Algumas universidades oferecem dormitório no Campus, A pós a aprovação pela instituição de destino, o International Office da universidade estrangeira irá enviar informações para a inscrição nos dormitórios, Para instituições que não ofertam dormitório na universidade, podemos, entrar em contato com outros estudantes que já tenham ido para a Instituição de interesse ou contatar a instituição para solicitar dicas de moradia fora do Campus.
Somente quando tiver sido aceito e tenha recebido a carta de aceite da Instituição de destino. O aceite ou não fica a carga da instituição parceira.
Não, mas existem outros programas de mobilidade com bolsas, como o ELAP, ,BRAFITEC, entre outros.
As normas referentes a trabalho têm que ser verificadas diretamente com o Consulado do país de destino.
Para edital que abre o processo de seleção na PUCRS em janeiro:
América do Sul: 2º Semestre, em agosto.América do Norte e Asia: 1º Semestre, agosto
Europa (exceto Alemanha): 1º Semestre, em setembro e Alemanha: 1º Semestre outubro
Para edital que abre o processo de seleção na PUCRS em julho:
América do Sul: 1º Semestre, em fevereiro
América do Norte e Asia: 2º Semestre, janeiro ou fevereiro
Europa (exceto Alemanha): 2º Semestre, em fevereiro
Alemanha: 2º Semestre, em abril