Amigo Universitário

As inscrições para o processo seletivo 2025/1 estão abertas até o dia 10/11/2024.
Saiba como se inscrever
Apresentação
O Programa Amigo Universitário é organizado pela Mobilidade Acadêmica, setor da Escritório de Cooperação Internacional, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd) por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAP), visa aproximar alunos PUCRS e estudantes estrangeiros que chegam à universidade, contribuindo para o processo de adaptação sociocultural e integração acadêmica.
As atribuições dos Amigos Universitários vão desde o apoio e acompanhamento para solicitação da documentação necessária até orientação sobre a cidade e a universidade. Os participantes do programa são encorajados a levar os alunos internacionais para conhecer Porto Alegre, falar sobre questões culturais e apoiar os estudantes durante sua estadia na cidade, ensinando-lhe as peculiaridades da vida cotidiana.
A participação no programa permite que alunos PUCRS tenham contato com culturas diferentes, além de praticar um segundo idioma. Além disso, promovem a interculturalidade e internacionalização do Campus.
Objetivos
O Programa tem por propósito atender às necessidades dos estudantes em intercâmbio desde sua chegada à PUCRS bem como durante sua permanência, com o intuito de sanar as dificuldades encontradas nos mais diferentes âmbitos. Em essência, o programa se destina a auxiliar os alunos em mobilidade no processo de adaptação sociocultural para além da integração acadêmica.
Participantes
Estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação da PUCRS podem participar do programa. É uma atividade voluntária na qual o estudante da PUCRS e o acadêmico em mobilidade podem trocar ideias, experiências e, de modo especial, aprender sobre a cultura e o idioma de cada um.
Para ingressar no programa, os alunos devem expressar sua vontade de participar de forma voluntária do programa. O domínio e a fluência no idioma é dispensável, embora seja uma habilidade a ser valorizada na seleção dos candidatos.
Depoimentos
![]()
“O Amigo Universitário é um programa único que permite a internacionalização sem nem sequer sair do próprio pais. Através dele, descobri diferentes culturas e costumes. É incrível poder ver como a nacionalidade de alguém pode mudar a maneira de ser e estar no mundo. E tudo isso ocorre de maneira mútua, pois também mostramos como é ser brasileiro e alguns até voltam mais “brasileiros” ou até mesmo gaúchos! É incrível ver uma francesa em Paris comentando sobre um jogo do Grêmio, uma espanhola mandando foto do chimarrão que ela preparou, um mexicano dizendo que sente falta do dia a dia no Brasil e muito mais. Essas pessoas chegam à PUCRS e são recebidas com toda a parceria que o brasileiro sabe muito bem oferecer e acabamos criando laços fortes com eles. O programa, no final, permite com que essas pessoas deixem uma marca em mim, assim como eu acredito que deixamos nelas!”
Jessica Carina Rodrigues, estudante de Psicologia
![]()
“Conhecer outras culturas e ajudar as pessoas são duas coisas que sempre me fascinaram. O programa Amigo Universitário me proporcionou o "pacote 2 em 1". Um semestre antes de entrar para o programa, eu tinha feito um intercâmbio para a Inglaterra e lá não tem nada parecido com a recepção que fazemos aqui. No AU, ajudamos os estrangeiros com tudo o que eles precisam, desde documentação até a vida na cidade, algo que senti muita falta lá fora. Achei essa iniciativa da PUCRS realmente muito legal e sabia que precisava participar. Fiz a escolha certa, o contato que temos com os estrangeiros é muito legal! Já renovei por três semestres e cada vez é diferente, já que são pessoas diferentes. Ajudamos eles, fazemos diversas atividades e viajamos por aí. O mais legal é que aprendemos que as culturas são bastante diferentes, mas no fundo somos todos iguais. Por mim, eu renovaria para sempre! É incrível!"
Larissa Zoratto Lunge, estudante de Publicidade e Propaganda
![]()
"Participar do Programa Amigo Universitário é uma experiência única. Para quem nunca fez um intercâmbio, é uma ótima oportunidade para exercitar uma outra língua, interagir com alunos de países dos quais você tem interesse e também descobrir sobre eles. É um ambiente extrovertido, com muitas atividades culturais e amizades sem fronteiras. No meu caso, já havia feito um intercâmbio para a Alemanha pela Mobilidade Acadêmica e a experiência de ser Amiga Universitária serviu para que, de alguma forma, eu pudesse auxiliar os alunos internacionais no Brasil, assim como meu Amigo Universitário me ajudou na Alemanha. Faz toda a diferença começar um semestre num país novo, com outra língua tendo esse apoio inicial. E o legal desse ambiente é poder conhecer pessoas, sua cultura, a culinária do seu país e ter a chance de mostrar como é o nosso país e a nossa cidade com os eventos proporcionados pela Mobilidade Acadêmica."
Natália Lavratti, estudante de Publicidade e Propaganda
![]()
“Quando me inscrevi no Amigo Universitário, achei que minha participação se resumiria às tarefas básicas que realizamos com os estrangeiros. Logo no primeiro dia em que conheci os outros AUs e os alunos internacionais, percebi que ali iria encontrar pessoas muito queridas com as quais eu poderia facilmente conviver e fazer amizades que, apesar da distância inevitável entre nós, não são desfeitas facilmente. Saber que posso fazer parte de um momento tão marcante na vida de alguém quanto um intercâmbio é gratificante e fico muito feliz em receber, em minha própria rotina, pessoas incríveis que também deixam suas marcas. O programa me ajudou a perceber que, independentemente do quão diferente sejam nossas culturas e do quão longe nossos países de origem sejam, de alguma maneira, algo em comum nos une e faz com que tenhamos experiências incríveis juntos. Na companhia dos participantes do programa, conheci locais tanto na cidade quanto no país os quais nunca achei que visitaria, então, no final, é uma oportunidade de aprendizagem para todos!”
Julia Susin, estudante de Direito