27/06/2019 - 11h14

Missão na Europa fortalece cooperação internacional em projeto do PUCRS-PrInt

Antonio de Ruggiero passou pela University of Groningen, na Holanda e pela Universitá degli Studi del Molise, na Itália

2019_06_27_antonio_ruggiero_unimol_print

Ruggiero é coordenador de um dos projetos de cooperação do PUCRS-PrInt. Fotos: Arquivo pessoal

No mês de junho, o professor da Escola de Humanidades Antonio de Ruggiero participou de uma missão na Europa no âmbito do PUCRS-PrInt (Edital 02/2019 – Missões de Trabalho no Exterior). O professor é o coordenador do projeto Migrações: Perspectivas Histórico-conceituais e Análise de Fenômenos Contemporâneos, vinculado ao tema prioritário Mundo em movimento: Indivíduos e sociedade.

Na primeira parte da missão, Ruggiero participou de um congresso internacional na University of Groningen, na Holanda. Intitulado Culture-historical relations between Italy and Latin America, o evento visou a fortalecer e implementar os estudos interdisciplinares de uma rede de acadêmicos europeus e sul-americanos cujas pesquisas referem-se ao relacionamento histórico-cultural entre a Europa Mediterrânea e a América Latina. Além disso, foi uma oportunidade para se reunir com docentes vinculados às universidades de Groningen, Nantes (França) e Calábria (Itália), que fazem parte do projeto de cooperação do PUCRS-PrInt, coordenado pelo pesquisador.

2019_06_18_antonio_ruggiero_claudia_musa_print

Em Groningen, os professores Claudia Musa Fay e Ruggiero participaram de congresso internacional.

Na segunda etapa da missão, Ruggiero fez uma visita técnica à Universitá degli Studi del Molise (UniMol), na Itália, que também é parceira no projeto. O encontro teve como objetivo identificar iniciativas para consolidar e promover a parceria entre as estruturas de pesquisa das duas universidades. “O objetivo é estimular tanto a melhoria dos resultados das investigações recíprocas já em curso, quanto a identificação de novos caminhos e itinerários investigativos capazes de favorecer a dimensão transnacional da pesquisa histórica, em particular através da consolidação das redes de relacionamento”, adicionou o pesquisador.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias