Missão de Trabalho na Itália amplia possibilidade de novos projetos de pesquisa e mobilidade acadêmica
Professor Antonio de Ruggiero esteve na Università Degli Studi Del Molise, pelo Programa PrInt
Foto: Arquivo pessoal
Em outubro, o professor da Escola de Humanidades Antonio de Ruggiero realizou Missão de Trabalho no Exterior na Università Degli Studi Del Molise (Unimol), na Itália. O docente esteve na instituição italiana para dar andamento no projeto Migrações: Perspectivas Histórico-conceituais E Análise De Fenômenos Contemporâneos No Brasil E Na Europa, pelo Programa CAPES-PrInt na PUCRS.
A PUCRS e a Unimol desenvolvem projetos de pesquisa em conjunto sobre a história da emigração italiana na América Latina. Em particular, os estudos do professor italiano Alberto Barausse apresentam vários pontos de encontro com as pesquisas realizadas na PUCRS através do grupo de pesquisa orientado pelo professor De Ruggiero, especialista em estudos migratórios.
A missão possibilitou ao docente programar publicações futuras em conjunto, como o Dossiê monográfico sobre a história da imprensa italiana no exterior. De acordo com De Ruggiero, este dossiê será apresentado no segundo semestre de 2023 na revista italiana de história contemporânea Glocale, dirigida pelo pesquisador e professor de história na Unimol, Rossano Pazzagli. Em paralelo, ambos discutiram a possibilidade de uma publicação monográfica prevista para 2024, que tem como tema central a história de um jornal italiano publicado no Rio Grande do Sul no começo do século XX.
Durante sua missão, o professor pode realizar encontros institucionais com o reitor da Unimol, com delegados das Escolas de Doutorado e Relações Internacionais e com a equipe responsável pela internacionalização da instituição, com o objetivo de estreitar possibilidades de renovação e ampliação das oportunidades de mobilidade acadêmica entre a PUCRS e a Unimol. Além disso, De Ruggiero pode conhecer as estruturas universitárias onde estão os Departamentos da Unimol, incluindo as estruturas de serviços, como Bibliotecas e Museus científicos que pertencem ao Centro museológico da universidade.
O professor da PUCRS conheceu também o Departamento de Scienze Umanistiche Sociali e della Formazione e suas estruturas de pesquisa para a mobilidade docente e discente. Na ocasião, conversou com o diretor responsável pelo Centro di documentazione e ricerca sulla Storia delle Istituzioni scolastiche (Ce.S.I.S.) e pelo Museo della scuola e della educazione popolare (Musep), que conservam acervos bibliográficos e fontes primarias para pesquisa. Com a oportunidade pode definir formas de colaboração nas atividades de pesquisa e em publicações cientificas que apresentam temáticas e possibilidades relativas ao conteúdo do Programa CAPES-PrInt na PUCRS.
Parceria entre PUCRS e UNIMOL
A parceria entre as instituições teve início em 2016, quando foram estipulados os primeiros acordos entre as duas universidades e após as atividades realizadas pelo professor Alberto Barausse como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Depois disso, o Programa PrInt possibilitou a consolidação da parceria cientifica ampliando as perspectivas de projetos e pesquisas sobre temáticas migratórias. Foram então realizadas duas missões de trabalho e um doutorado sanduiche na Unimol.
“O tema da mobilidade humana, em uma perspectiva histórica e interdisciplinar, é um setor de pesquisa muito valorizado no âmbito do Programa de Doutorado presente no Departamento de Ciências Humanas sociais e da educação, da Unimol”, finaliza De Ruggiero.