Justiça distributiva em foco durante doutorado sanduíche na Syracuse University
Doutorando James William trabalhará em conjunto com o pesquisador Kenneth Baynes
Foto: Arquivo pessoal
O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), James William está em período sanduíche na Syracuse University, nos Estados Unidos, pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). Durante o período no exterior, o pesquisador conduzirá seu estudo envolvendo a avaliação reflexiva e crítica da sociedade e da cultura, aplicando conhecimentos das ciências sociais e humanas.
A escolha pela instituição de destino ocorre devido a sua excelência internacional reconhecida e ao trabalho do professor Kenneth Baynes. O docente trabalha principalmente com a filosofia social e política, com foco especial na teoria crítica e na filosofia alemã moderna e contemporânea. “Seus interesses atuais são o caráter normativo ou obrigatório de regras e práticas, tentativas de fundamentar princípios morais na razão prática e a relação entre democracia e direitos básicos, incluindo a existência ou não de ‘direitos multiculturais’”, conta William. Com apoio do pesquisador norte-americano, William pretende aprimorar ainda mais sua tese de doutorado.
Atividades no exterior
Durante o período na Syracuse University, William deve trabalhar primariamente em parceria com as questões de trabalho do professor Baynes. Direitos humanos, justiça distributiva global e o significado moral das fronteiras políticas serão foco das pesquisas no exterior.
Além disso, William deve trabalhar na reflexão dos potenciais limites da justiça distributiva em corresponder as demandas de uma realidade que está posta em um cenário de globalização e transnacionalidade. O doutorando está vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e sociedade do PUCRS-PrInt.