IPR publica artigo internacional sobre recentes descobertas de hidratos de gás no oceano
Diferentes cenários de mudança climáticas poderão influenciar na dinâmica das reservas nos oceanos
Luiz Frederico Rodrigues (à dir.) é pesquisador no IPR. Foto: Arquivo pessoal
O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) publicou o artigo Gas Seeps at the Edge of the Gas Hydrate Stability Zone on Brazil’s Continental Margin na revista Geosciences, da Suíça. O artigo aborda as recentes descobertas de hidratos de gás no oceano, mais especificamente na margem continental brasileira. Dentre os assuntos abordados, destaca-se a preocupação ambiental em relação aos diferentes cenários de mudança climáticas, que poderão influenciar na dinâmica das reservas de hidratos nos oceanos.
“Quando mencionamos o aquecimento global nas recentes pesquisas, devemos ter em mente que a temperatura das águas do oceano também está aumentando. Se continuar assim, pode ocorrer a desestabilização de hidrato de gás nas margens continentais em todo o mundo”, enfatiza Luiz Frederico Rodrigues, pesquisador do IPR/PUCRS. Essas reservas armazenam, principalmente, uma elevada quantidade de metano e a liberação de uma fração deste gás nos oceanos para a atmosfera contribuiria com o aumento dos gases de efeito estufa. Portanto, com o aumento da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera, há a possiblidade de aumentar temperatura do planeta.
O pesquisador canadense Daniel Praeg, que desenvolve pesquisa no IPR, contribuiu com o artigo. Ele está na PUCRS desde 2018 com o projeto SEAGAS. Além de Rodrigues e Praeg, pesquisares da UFRGS, da Universidade Federal Fluminense, da Linnaeus University, do laboratório francês Géoazur e da Petrobras também assinam o artigo.