Imagens médicas são tema de pesquisa durante doutorado sanduíche na Bélgica
Caroline Machado Dartora está na KU Leuven, orientada pelo pesquisador Michel Koole
Foto: Arquivo pessoal
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica Caroline Machado Dartora está em período sanduíche na KU Leuven, na Bélgica, pelo PUCRS-PrInt. Orientada pela professora Ana Maria Marques, que já possui uma consolidada parceria internacional com a instituição, Caroline pesquisa o processamento de imagens médicas. No exterior, a doutoranda está sendo orientada pelo professor Michel Koole, que esteve na PUCRS no mês de setembro como professor visitante pelo PrInt.
Em sua pesquisa de doutorado, Caroline foca na área de reconhecimento de padrões em imagens cerebrais multimodais PET/CT/MR para o estudo do envelhecimento cerebral. Durante o período na KU Leuven, a estudante deve participar de cursos oferecidos pela instituição, além de troca de experiências com físicos, engenheiros, médicos e biomédicos da área de imagem molecular e processamento de imagens. “O laboratório em que estou atuando conta com uma vasta gama de pesquisadores que se situam em um ambiente interdisciplinar de troca de ideias e saberes. Também terei a oportunidade de participar de conferências internacionais, como o Congresso Europeu de Medicina Nuclear, em Barcelona”, completa a doutoranda.
Para Caroline, a experiência tem sido um marco em sua formação acadêmica. “Além de estar em um grupo de pesquisa completamente interdisciplinar, a vivência em um ambiente com tantos recursos inovadores é realizadora, não só para meu crescimento profissional, mas também para o meu crescimento pessoal”, completa. A doutoranda integra o projeto de cooperação Desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores em saúde, coordenado pela professora Maria Martha Campos.