Estudo mostra benefícios de dispositivo respiratório na reabilitação de cirurgia cardíaca
Pesquisa realizada com pacientes do Hospital da PUCRS foi publicada em revista científica norte-americana
Um estudo desenvolvido com 58 pacientes do pós-operatório da cirurgia cardíaca do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) foi publicado no Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention. O artigo Inspiratory Muscle Training After Heart Valve Replacement Surgery Improves Inspiratory Muscle Strength, Lung Function, and Functional Capacity é assinado pela fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva, Camila Cargnin, e pelo cardiologista João Carlos Vieira da Costa Guaragna, chefe da unidade de pós-operatório em cirurgia cardíaca.
A pesquisa foi desenvolvida durante o mestrado de Camila e aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa Clínica do HSL em 2012. O estudo avaliou a utilização de um dispositivo para auxiliar na reabilitação destes indivíduos. O aparelho de treinamento muscular inspiratório (TMI), chamado POWERBreathe, permite o fortalecimento da muscular ventilatória.
Os resultados mostram que o TMI melhorou a força muscular inspiratória e os valores da função pulmonar, ambos retornando ao nível pré-operatório e melhorando a funcionalidade e a capacidade funcional para níveis acima do pré-operatório em pacientes submetidos à cirurgia valvar cardíaca. “Esses resultados foram alcançados apenas quatro semanas após a cirurgia, sem efeitos adversos. Além disso, houve uma associação direta entre a função respiratória e a capacidade funcional. Consideramos que o uso de TMI no processo de reabilitação pós-operatória é seguro e pode promover importantes benefícios clínicos, proporcionando uma melhor e mais rápida recuperação após a cirurgia nestes pacientes”, afirma.