Estudantes de Comunicação Social realizam doutorado sanduíche na França pelo PUCRS-PrInt
Conheça os projetos de três discentes do Programa de Pós-Graduação da PUCRS que estão realizando suas pesquisas na Université Paul Valéry Montpellier III
Doutorandos e professoras da PUCRS na França / Foto: Arquivo pessoal
Na modalidade de Doutorado Sanduíche pelo Programa CAPES-PrInt na PUCRS (PUCRS-PrInt) os doutorandos vivenciam experiências de internacionalização por 6 a 12 meses no exterior. Em 2023, três estudantes do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Comunicação Social da PUCRS estão realizando doutorado sanduíche na Université Paul Valéry Montpellier III, na França.
O doutorando Anaurelino Negri da Costa Silva é um dos discentes que está na instituição francesa parceira. Ele está desenvolvendo uma pesquisa sobre a ficção seriada contemporânea, em especial sobre as séries brasileiras realizadas diretamente para o streaming. O discente é orientado pelo pesquisador da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos), Roberto Tietzmann e nesta oportunidade internacional está recebendo orientação do professor Fabio La Rocca, da universidade francesa.
Anaurelino na Université Paul-Valéry Montpellier III / Foto: Arquivo pessoal
Durante sua vivência na França, o doutorando pode integrar no Departamento de Sociologia da Université Paul-Valéry Montpellier III, no laboratório LEIRIS (Laboratoire d’Études Interdisciplinaires sur le Réel et les Imaginaires Sociaux), onde pode frequentar seminários e atividades do departamento de sociologia e ter trocas com os pesquisadores que estudam sobre o tema. De acordo com Anaurelino, esse convívio tem agregado novas perspectivas ao desenvolvimento de sua pesquisa.
“A oportunidade de trocas constantes com os professores, além de doutorandos e pós-doutorandos que realizam suas pesquisas no programa, têm sido de grande valia para a minha trajetória acadêmica e profissional. Poder observar suas perspectivas e aprender com as diferenças culturais da França são experiências mobilizadoras e transformadoras”, destaca.
Experiências de pesquisa na França
Assim como Anaurelino, os doutorandos Giancarlo Backes Couto e Milton do Prado Franco Neto também estão conseguindo dar andamento em suas pesquisas durante a experiência internacional com o apoio do Programa Capes-PRINT e com a orientação da professora e pesquisadora da Famecos Cristiane Freitas Gutfreind. Em ambos os casos, os discentes estão frequentando congressos internacionais e atividades que permitem diálogos com pesquisadores de renome na área.
Giancarlo também atua no LEIRIS, um ambiente que permite trocas com professores vinculados a outras universidades de outros países como Coréia do Sul e Itália. Além disso, o doutorando teve a oportunidade de apresentar suas evidências científicas no Séminaire International France-Brésil: Altérités Communicationnelles, Urgences du Présent, Ailleurs du Réel, que ocorreu em março. De acordo com o doutorando, a Universidade oferece bibliotecas e acervos midiáticos, que permitem o acesso aos materiais para o desenvolvimento de sua pesquisa, focada na passagem do cineasta José Mojica Marins pela França. Além disso, a proximidade de outras cidades, possibilita viagens curtas para pesquisas em acervos locais.
Milton participa de evento internacional / Foto: Arquivo pessoal
Já Milton pesquisa sobre experiências com longa duração no cinema do século XXI, que desenvolvo em bibliotecas abertas na França, onde pode aproveitar a bibliografia em francês, com mais informações mais ricas sobre o tema, sobretudo do ponto de vista estético e histórico. Além disso, a experiência no exterior está possibilitando participar de aulas com professores renomados e aproveitar os espaços do campus.
O doutorando participou do Seminaire International France-Brésil (15 de março), o colóquio Metrópole Sensible – 10éme éditon, e foi selecionado para dois grandes eventos, um na Université de Toulouse (28ème Congrés da Afeccav – Association Française des Enseignants et Chercheurs en Cinéma et AudioVisuel) e outro em Lyon (Conferência anual do IAMCR – International Association for Media and Communication Research).
Parceria entre a PUCRS e a Université Paul Valéry Montpellier III
A universidade francesa mantém um convênio com o Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUCRS há mais de 20 anos, e através da iniciativa, o professor e pesquisador de Jornalismo Juremir Machado recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido a pessoas que possuem grande influência em sua área de atuação. “A Universidade Paul Valéry, Montpellier III faz parte do Capes-Print, importante mecanismo de intercâmbio de pesquisa”, destaca o docente.
A relação entre a universidade francesa e a PUCRS segue em 2023, atuando em conjunto na pesquisa Rede Jornalismo, Imaginário e Memória (JIM). Além dos estudantes que estão na França neste momento, as doutorandas Julinana Vieira Costa e Luana Chinazzo Müller também realizaram doutorado sanduíche na instituição parceira, integrando também no LEIRIS, do Departamento de Sociologia.
Saiba mais em: Alunos da PUCRS realizam Doutorado Sanduíche no Exterior pelo Programa PrInt
“Em setembro, apresentei um artigo em um colóquio que reuniu pesquisadores de todo o mundo – entre diversos pesquisadores sêniores, havia apenas eu e outro doutorando, assim tem sido uma ótima oportunidade para ampliar minha rede de contatos e representar a PUCRS e o Brasil”, ressaltou Luana.