Educação jurídica é pauta durante missão no Reino Unido
Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS investiga a importância da assistência jurídica gratuita na formação dos profissionais da área do Direito.
José Luís Ferraro e Guilherme Abrão com os professores da University of Oxford Rachel Taylor, Miles Jackson e com a graduanda Lucy Ryder / Foto: arquivo pessoal
O professor da Escola de Direito e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS Guilherme Rodrigues Abrão esteve na Inglaterra em missão, acompanhado do seu orientador, o professor José Luís Ferraro. Abrão, que é professor do Serviço de Atendimento Jurídico Gratuito (SAJUG) da PUCRS, pode conhecer as formas como algumas das universidades do Reino Unido oportunizam aos seus estudantes o contato com a experiência da assistência jurídica gratuita.
Durante a missão internacional, o docente pode analisar oportunidades de transformar o SAJUG em um espaço não apenas para o debate em torno da formação de estudantes e dos próprios professores do curso de Direito – levando em consideração a aplicação de outras metodologias e formas de avaliação que potencializariam a própria experiência do SAJUG que já é diferenciada ao colocar os estudantes em contato com casos reais, com uma práxis que nada tem de simulada – mas, potente ao movimento de internacionalização que está ocorrendo de forma prioritária na Universidade.
Compartilhamento de boas práticas
Neste sentido, Guilherme e José Luís realizaram uma primeira parada na University of Oxford. Lá foram recebidos pela Decana da Faculty of Law, Dra. Mindy Chen-Winshart, com que o contato foi estabelecido, ainda em março para a realização da visita. Durante a conversa foram abordadas questões sobre elementos que caracterizam o perfil do curso de Direito da University of Oxford, bem como do tipo de aluno que se deseja formar enfatizando a tradição da Universidade que, aos poucos, investe sobre a melhor forma de oferecer “Law Education” em sua “Pro Bono Clinical Aid”, estrutura correspondente ao SAJUG.
Guilherme e José Luís também foram recebidos pelos professores da Faculty of Law, Dr. Miles Jackson (Jesus College) e Dra. Rachel Taylor (Exeter College), que também é Decana Associada de Graduação. Ambos são os professores responsáveis pelo Pro Bono Clinical Aid. Ao longo de mais de um encontro, a estrutura da “Pro Bono Clinical Aid” foi explicada e uma aula de tutoria com estudantes da Universidade foi assistida. Lucy Ryder foi uma das estudantes do curso de Direito presentes na tutoria que exerce monitoria no Programa “Pro Bono Clinical Aid” que, gentilmente, também cedeu informações sobre os tipos de casos os quais os estudantes podem atuar.
Com a Decana da Faculty of Law da University of Oxford, Dr. Mindy Chen-Winshart / Foto: arquivo pessoal
Após a visita em Oxford os professores visitaram a Newcastle University, onde foram recebidos pela professora Jenny Johnstone, a qual, detalhadamente, explicou e mostrou o funcionamento da clínica jurídica da universidade e os projetos Pro Bono desenvolvidos, tendo os estudantes a possibilidade de candidatarem ao voluntariado, eis que a prática jurídica real, como desenvolvida aqui no SAJUG, não é uma disciplina curricular em Newcastle.
Posteriormente, a agenda para debater educação jurídica e a assistência jurídica gratuita ainda contemplou trocas com profissionais do CEPLER (Centre for Employability, Professional Legal Education and Research), da University of Birmingham Law School, em encontro com a Professora Amy Tabari, bem como com o Professor Visitante da University of Edinburgh, Dr. Richard Grimes.
A ideia, além de visualizar na prática como tais universidades lidam com a prática jurídica, por meio de suas clínicas jurídicas ou projetos desenvolvidos na área, foi de estabelecer parcerias para futuros projetos acadêmicos com a Escola de Direito da PUCRS.