Doutorado sanduíche pelo PUCRS-PrInt leva estudantes para instituições renomadas
Em 2021, seis doutorandos desenvolvem atividades no exterior como bolsistas
Fernando Andriola / Foto: Arquivo pessoal
Desde novembro de 2020, seis doutorandos dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da Universidade iniciaram seu doutorado sanduíche pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt). Os alunos foram contemplados com as bolsas em 2020 e permanecerão no exterior entre 6 meses e 1 ano dando continuidade às suas pesquisas e com orientação de um professor na universidade de destino.
Para o estudante do PPG em Odontologia Maurício Gerhardt, a experiência tem sido uma grande realização. “Sempre tive três sentimentos: o amor pela Odontologia, a sede por conhecimento e o sentimento de que eu pertencia ao mundo. Portanto, desde muito pequeno eu alimentava o desejo de fazer parte da minha formação no exterior, aliando a minha profissão à experiência internacional e ao desenvolvimento acadêmico”, comenta.
O doutorando está na Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica desde dezembro de 2020, orientado pela professora Reinhilde Jacobs. “A Profa Jacobs é um exemplo de liderança de time, aliando a expertise de cada um dos seus alunos na formação das equipes de trabalho. Atualmente, colaboro com meu conhecimento na área de prótese dentária no desenvolvimento de uma rede de Inteligência Artificial que visa automatizar a avaliação, planejamento e elaboração de planos de tratamento com base em exames radiográficos. Esse é um campo de estudos bastante promissor e um assunto em alta em todas as áreas da ciência”, completa.
As instituições de destino
Os seis doutorandos estão espalhados por diferentes instituições ao redor do mundo através dos Projetos de Cooperação Internacional ligados a Temas Prioritários do PrInt. Conheça quais são elas:
Saúde no Desenvolvimento Humano
- Fernando de Oliveira Andriola do PPG em Odontologia está no AZ Saint-John’s Hospital (Bélgica) através do Projeto de Cooperação Tecnologias em Saúde.
- Maurício do Nascimento Gerhardt do PPG em Odontologia está na KU Leuven (Bélgica) através do Projeto de Cooperação Desenvolvimento do Adulto.
Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade
- Andrei Fredes do PPG em Direito está na Universidad de Granada (Espanha) através do Projeto de Cooperação Tecnologia e Sociedade.
- Lucas Gonçalves Abad do PPG em Educação está na Universitat de Barcelona (Espanha) através do Projeto de Cooperação Formação Humana.
- Olimar Teixeira Borges do PPG em Ciência da Computação está na LUT University (Finlândia) através do Projeto de Cooperação Tecnologia e Sociedade.
- Pedro Oliveira Barbosa do PPG em História está na Queens University of Belfast (Reino Unido) através do Projeto de Cooperação Violência na Modernidade.
Maurício Gerhardt / Foto: Arquivo pessoal
Fernando Andriola, também doutorando em Odontologia pela Escola de Ciências da Saúde e da Vida, conta que sua experiência está acontecendo no departamento de Cirurgia do AZ Sint-Jan Brugge-Oostende, um hospital de ensino localizado na cidade de Bruges, na Bélgica, e que é filiado à KU Leuven.
“Sou orientado pelo Prof. Dr. Gwen Swennen, considerado mundialmente como um dos cirurgiões mais importantes da Cirurgia Bucomaxilofacial contemporânea, dadas as suas grandes contribuições científicas e tecnológicas para a nossa especialidade, assim como para a Cirurgia Plástica. Ele foi pioneiro na introdução de diversos conceitos e métodos acerca do uso de imagens tridimensionais no diagnóstico e no planejamento virtual de cirurgias ortognáticas, atuando ainda no desenvolvimento de softwares para planejamento virtual 3D, na criação de instrumentais cirúrgicos e de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas”, conta.
O estudante conta que sua rotina fica dividida entre as atividades de pesquisa e as atividades práticas. “O AZ Sint-Jan possui uma estrutura fantástica, disponibilizando aos residentes e alunos acesso aos mais avançados softwares e hardwares para realização de pesquisas e para o planejamento cirúrgico virtual de todos os tipos de casos, assim como um bloco cirúrgico extremamente bem equipado e um volume altíssimo de cirurgias realizadas. Classificado como um hospital público, oferece aos profissionais, pesquisadores e pacientes tudo o que há de mais moderno e avançado no que diz respeito às técnicas, modalidades de tratamento, materiais, recursos humanos e tecnológicos”, explica.