Doutorado sanduíche na Newcastle University aborda identidade e república no Uruguai no século 20
Doutoranda Camila Ruskowski está no Reino Unido apoiada pelo PUCRS-PrInt e retorna em março
Foto: Arquivo pessoal
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Camila Ruskowski está em período sanduíche na Newcastle University, no Reino Unido, pelo PUCRS-PrInt. A estudante viajou em outubro de 2019 e permanece até março de 2020 na universidade inglesa. O projeto dela se enquadra no tema Mundo em Movimento: Indivíduo e Sociedade, com estudos sobre as propostas de identidade e república no Uruguai no século XX e o intelectual Pedro Figari. Camila integra o projeto de cooperação A matriz oculta da Violência na Modernidade: Crise da Alteridade, da Moral e da Ética, coordenado pela professora Ruth Gauer.
Na PUCRS, Camila é orientada pelo professor Marçal de Menezes Paredes e em Newcastle, é orientada pelo professor Jens Hentschke, presidente da Sociedade de Estudos Latino Americanos no Reino Unido. Camila conheceu Hentschke em curso ministrado pelo pesquisador na PUCRS, o que, segundo ela, mostra que o diálogo e a cooperação entre a Newcastle University e a PUCRS são constantes, incluindo a mobilidade de alunos e professores.
Para Camila, a experiência no exterior é um aprendizado em diversos níveis: “A possibilidade de contato constante com diferentes metodologias e autores da área, além de uma permanente imersão em múltiplas culturas de pesquisadores, professores e alunos, não apenas ingleses, é extremamente enriquecedor para aportes teóricos”, afirma. Ela acredita que essa oportunidade de pesquisa amplia a rede de referências e as perspectivas de análises históricas.