Docente da Escola Politécnica desenvolve parceria com a Sorbonne Université da França
Em fevereiro, Soraia Musse esteve em Paris para estreitar relações e prospectar novos projetos
Foto: Arquivo pessoal
A professora da Escola Politécnica da PUCRS Soraia Raupp Musse realizou uma missão de trabalho de dez dias na Sorbonne Université, na França, pelo Programa CAPES-PrInt na PUCRS (PUCRS-PrInt). A docente retornou à universidade francesa para dar andamento em projetos e planejar estudos futuros com a pesquisadora e cientista da computação francesa Catherine Pelachaud, dentro do tema prioritário Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente.
Nesta parceria de mais de cinco anos entre as docentes foram desenvolvidas pesquisas em colaboração, coorientações de alunos e oportunidades de doutorado sanduíche de discentes da PUCRS, na instituição de ensino da França. Durante a missão, que aconteceu em fevereiro deste ano, Soraia pode realizar reuniões de trabalho, participar de palestras e visitar o Laboratório CNRS – ISIR, no Campus UPMC.
A parceria entre a PUCRS e a Sorbonne Université surgiu quando a docente da PUCRS orientou aluno de doutorado que pesquisaria com simulação de multidões (área da professora Soraia), mas a tese buscou conectar com a área de emoção de personagens virtuais. A partir disso, foi realizado um contato com a pesquisadora Catherine e o relacionamento estreitou, resultando em publicações científicas e orientações em parceria.
Dentre as ações recentes, destaca-se a realização de doutorado sanduíche do aluno Victor Flavio de Andrade Araújo na Sorbonne Université, com apoio do PUCRS-PrInt. Orientado por Soraia e coorientado por Catherine, o doutorando integra o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, além de ter a coorientação do professor Angelo Brandelli, do PPG em Psicologia (PUCRS).
Saiba mais: Programa PrInt proporciona experiências no exterior em Doutorado Sanduíche
Além da visita a Sorbonne Université, Soraia Musse também visitou o Laboratório de Ciência da Computação, da École Polytechnique (LIX), e encontra-se em trâmites para desenhar uma nova parceira com esse Laboratório de pesquisa que também faz parte do CNRS.