Divulgados os resultados da 5ª edição do Índice de Desenvolvimento iRS
Índice de Desenvolvimento do RS é fruto de parceria entre PUCRS e jornal Zero Hora
A mais recente edição do Índice de Desenvolvimento Estadual-RS (iRS), que mede a qualidade de vida nos Estados brasileiros, apontou a queda do Rio Grande do Sul em relação ao Estado do Paraná, passando da quarta para a quinta posição entre as 27 unidades da federação. As informações são fruto do levantamento referente ao período de 2016, e resultam da parceria entre PUCRS e jornal Zero Hora, com apoio institucional da Celulose Riograndense. Os dados completos foram expostos nesta terça-feira, 7 de agosto, na sede do Grupo RBS, em Porto Alegre.
A pesquisa mede o desempenho das unidades da federação e do país em três dimensões: padrão de vida, educação e, reunidas, longevidade e segurança. Cada um dos grupos é composto por três variáveis, e os dados apresentados são os mais recentes à disposição em bases públicas. No campo da educação, o RS aparece na 11ª posição, duas abaixo do levantamento anterior. Nos quesitos longevidade e segurança, caiu da terceira para a quinta posição. Essas quedas ocasionaram a desvantagem na classificação em relação aos paranaenses, além de mostrarem Estado abaixo da média nacional.
De acordo o coordenador da pesquisa e professor da Escola de Negócios, Ely José de Mattos, “durante a crise econômica, o Rio Grande do Sul perdeu mais fôlego do que o Paraná. Ainda frequenta posição melhor do que a maioria dos demais, mas está se aproximando de uma zona perigosa. O que chama atenção é a dificuldade para reagir”, avalia.
A variação do iRS ocorre entre zero e um, assim como a do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Quanto maior o índice, melhor o desempenho. Na passagem de 2015 para 2016, o indicador geral gaúcho recuou de 0,645 para 0,630. Foi a terceira redução anual consecutiva no Estado.
No dia 21 de agosto, as conclusões do iRS estarão em debate durante fórum na PUCRS, em evento gratuito e aberto ao público, sem a necessidade de inscrições prévias. A atividade ocorre no auditório térreo do prédio 50 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), das 8h às 12h.
Os resultados do estudo estão disponíveis no site do Índice de Desenvolvimento Estadual-RS (iRS).