Comitiva da Polônia visita a PUCRS para dar andamento em projetos de internacionalização e cultura
Novo convênio de cooperação internacional com a John Paul II Catholic University of Lublin (KUL) foi assinado na Reitoria
Novo convênio de cooperação internacional com a KUL foi assinado na Reitoria / Foto: Thais Gonçalves
Na terça-feira, dia 15 de março, a PUCRS recebeu a visita de representantes da Polônia para estreitar relações e estabelecer novos projetos de internacionalização. Estiveram presentes o reitor da John Paull II Catholic University of Lublin (KUL) Miroslaw Kalinowski, o embaixador da Polônia no Brasil, Jakub Skiba, o cônsul honorário da República da Polônia em Porto Alegre, Sergio Jose Sechinski, o reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, Pe. Zdzislaw Malczewski e Iga Jakubowska, diplomata da Embaixada da Polônia no Brasil.
A recepção aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da PUCRS e contou com a presença do reitor Ir. Evilázio Teixeira, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Carlos Eduardo Lobo e Silva e do Decano da Escola de Humanidades Draiton Gonzaga. Na ocasião, foi assinado o convênio de cooperação internacional entre PUCRS e KUL, o primeiro da Universidade com a Polônia. Depois deste momento, reuniram-se no Escritório de Cooperação Internacional para alinhar novos projetos de incentivo à cultura polonesa contemporânea e o idioma polonês, fomentando a pesquisa e intercâmbio.
Os convidados realizaram um tour pelo campus, conhecendo diversos projetos e infraestruturas da PUCRS. Visitaram o Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA), o Centro de Idiomas (LEXIS), o Instituto do Cérebro (InsCer), o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação (IDEAR), a Biblioteca, o Instituto de Cultura, o TECNOPUC e as iniciativas de educação do PUCRS Online.
Em outro momento, a comitiva realizou uma reunião-almoço para abordar assuntos sobre a pastoral e voluntariado. A PUCRS e a KUL estabelecem boas relações que oportunizam novas possibilidades de cooperação na área de voluntariado internacional, visto que ambas as instituições são católicas e investem em diversos projetos sociais. Além disso, realizaram uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia, onde conversaram sobre as possibilidades de cooperação envolvendo cultura, educação e internacionalização.